SISTEMA DE PRODUÇÃO INTEGRADO: UMA ALTERNATIVA PARA O USO DA INTERDISCIPLINARIDADE

  • Edivânia de Oliveira Santana Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
  • Karine Kelly C. Oliveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
  • Lucas Eduardo Comassetto Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
  • Edinês Monteiro do Nascimento Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
  • Milangel Carolina Guerrero Camarrillo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
  • Teobaldo de Oliveira Passos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)

Resumo

As escolas têm como função mediar entre a cultura e os saberes dos estudantes, contribuindo para o resgate histórico-cultural, fortalecimento dos processos participativos, identidade e autonomia, articulando aos conhecimentos técnico-científicos que sejam capazes de garantir suas necessidades produtivas respeitando o meio ambiente.
Uma forma de conciliação dos conhecimentos que favorece o resgate histórico-cultural com os conhecimentos técnico-científicos é o uso da interdisciplinaridade e para favorecer a sua implementação o uso de unidades didáticas se tornam fundamentais.

Assim, realizou-se a construção de uma unidade de produção didática integrada com viveiros de piscicultura, horta, galinheiro, aprisco e pocilga e áreas de cultivo de plantas frutíferas e culturas anuais, objetivando a formação de indivíduos
aptos a atuarem não só no mercado de trabalho como também, capazes de exercer sua cidadania valorizando e entendendo melhor seu ambiente sócio-ambientalcultural.

Publicado
2015-12-18