PROPOSTAS EDUCATIVAS DE DISCENTES DO CURSO GESTÃO EM SAÚDE COLETIVA INDÍGENA PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE INDÍGENA EM RORAIMA

  • Joziel de Oliveira Moraes Universidade Federal de Roraima (UFRR)
  • Simone Lopes de Almeida Universidade Federal de Roraima (UFRR)

Resumo

O termo promover traz como significado dar impulso a, fomentar, originar, gerar (FERREIRA, 2003), e tratando–se da saúde refere-se ao processo de capacitação da comunidade para atuar na melhoria de sua qualidade de vida e saúde, incluindo uma maior participação no controle desse processo. (...). Nesse sentido, a saúde é um conceito positivo, que enfatiza os recursos sociais e pessoais, bem como as capacidades físicas. “Assim, a promoção da saúde não é responsabilidade exclusiva do setor saúde, e vai para além de um estilo de vida saudável, na direção de um bem-estar global” (CARTA DE OTTAWA, 1986).

Corroborando com esses conceitos Czeresnia (2009) enfatiza que a ideia de promoção envolve o fortalecimento da capacidade individual e coletiva para lidar com a multiplicidade dos condicionantes da saúde. A mesma vai além de uma aplicação técnica e normativa, pois não basta conhecer o funcionamento das doenças e encontrar mecanismos para seu controle.

A educação em saúde e promoção da saúde caminham juntas, gerando as possibilidades para que o cliente gerencie as informações, se conscientize e tome providências tendo em vista sua qualidade de vida. (SILVA, 2005)

Traz como objetivos atestar os conhecimentos dos acadêmicos apreendidos acerca do conceito de Promoção da Saúde nos diferentes contextos socioculturais, bem como demonstrar materiais educativos com perspectivas interculturais de forma a possibilitar a promoção da saúde nas comunidades indígenas. Dentro desse contexto, o presente trabalho vem como produto do Tema contextual Promoção da Saúde realizado pelos discentes do 3° período do Curso Gestão em saúde Coletiva do Instituto Insikiran/Universidade Federal de Roraima (UFRR).

Publicado
2015-12-18