LEVANTAMENTO DO USO DE ESCRITURAÇÃO ZOOTECNICA DE FAZENDAS DE BOVINOS NA REGIÃO DA VILA BRASIL MUNICÍPIO DE AMAJARI – RR

  • Israel Leite Araújo Barbosa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
  • Wilma Gonçalves de Faria Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
  • Hinara Farias Amorim Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
  • Engryd Laura Santos Feitosa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
  • Adriane Sousa Lima Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
  • Thainá Magalhães Santana Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)

Resumo

Escrituração zootécnica consiste nas anotações de controle do rebanho, com fichas individuais por animal, registrando-se sua genealogia, as ocorrências e o desempenho animal. Nestas anotações são registradas as datas, a condição sanitária e as ocorrências como nascimento, coberturas, partos, enfermidades, morte, descarte, etc. A partir dos dados da escrituração zootécnica conseguimos estabelecer os índices zootécnicos que refletem em forma numérica (relação entre dados) o desempenho dos rebanhos.
Esses dados são fundamentais para revelar que práticas devem ser mantidas, substituídas ou aprimoradas, tanto nos cuidados com a saúde do rebanho quanto com os demais recursos, como instalações e pastagens.
O objetivo do trabalho foi avaliar o uso da escrituração zootécnica e dos índices zootécnicos pelos produtores de bovinos de corte da região da Vila Brasil no município de Amajari-RR.

Publicado
2015-12-18