O DESENVOLVIMENTO DA DANÇA, EM RITMO DE FORRÓ, COMO ARTE E CULTURA NA ESCOLA ESTADUAL OVÍDIO DIAS DE SOUZA, NO MUNICÍPIO DO AMAJARI – RR

  • Luiz Dembergue Gomes de Matos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
  • Thailane da Silva Lima Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
  • Mateus Sena Lopes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)

Resumo

Como a dança é uma arte e expressa a cultura de um povo, faz se necessário que as crianças e adolescentes aprendam qual tipo de dança faz parte de sua cultura e por que.
No município de Amajari/RR, o ritmo mais tocado é o forró, a população tem o hábito de dançar esse ritmo na maioria dos festejos locais. Esse ritmo de dança foi introduzido no estado de Roraima através dos nordestinos, que migraram para o estado no final da década de 70. Atrás de terras e melhores condições de vida, os nordestinos trouxeram um pouco da sua cultura, que se misturou com a roraimense, tornando o forró parte integrante da cultura do estado.

Como o município de Amajari/RR não oferece nenhuma oficina de dança para as crianças e adolescentes, e as escolas também não tem um trabalho voltado para esse campo, percebemos a importância da implantação desse projeto dentro de uma instituição de ensino para desenvolvimento dessa arte corporal voltada para cultura local.
O objetivo do projeto é desenvolver a dança, em ritmo de forró, como Arte e Cultura na E.E. Ovídio Dias de Souza, no município de Amajari/RR.

Publicado
2015-12-18