LEVANTAMENTO SOCIOECONÔMICO E PRODUTIVO DOS PRODUTORES DA REGIÃO DO AMAJARI

  • Alessandra Campos Fortes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
  • Luara Resia Rodrigues de Sousa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
  • Elionaya de Oliveira Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
  • Wilma Gonçalves de Faria Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
  • Rafael Pereira Barros Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)

Resumo

A região do Amajari-RR caracteriza-se por comunidades indígenas e áreas de assentamento rural. A bacia hidrográfica é composta pelos rios Uraricoera, Parimé e Amajarí e a cobertura vegetal é caracterizada por florestas densas e savanas. Esse município possui uma área demarcada como reserva indígena de 16.790,99 Km2, representando 58,71% em relação às terras do Município.
O setor agropecuário do município de Amajarí apresenta um importante componente da economia local, tendo como destaque a produção de arroz, mandioca, milho e banana. Na pecuária o destaque vai para o rebanho de bovinos, aves, suínos, equinos e caprinos.

Entretanto, os produtores da região, em especial os pequenos produtores, sentem muito a falta de assistência técnica e/ou qualquer tipo de auxílio ou incentivo para sua produção animal e/ou vegetal. Nesse contexto, o objetivo desse projeto é realizar um levantamento das necessidades dos produtores da região, fazer uma caracterização socioeconômica dos mesmos e, por fim, apresentar essas informações aos órgãos e/ou instituições de extensão do Estado. Pretende-se também, que os alunos do IFRR, se utilizem dessas informações para realizar seus projetos de intervenção.

Publicado
2015-12-18