REAPROVEITAMENTO DA ÁGUA PROVENIENTE DO AR CONDICIONADO PARA IRRIGAÇÃO DE CULTURAS DE HORTALIÇAS NO CAMPUS NOVO PARAÍSO

  • Sérgio da Silva Lima Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
  • Antonio Ferreira da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
  • Lee Marcos Cruz de Souza Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
  • Admilson Alves dos Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)

Resumo

O Reaproveitamento ou o reuso de água e/ou o uso de águas residuárias (as águas residuais ou residuárias são águas descartadas que resultam da utilização para diversos processos. Exemplos destas águas são: provenientes de banhos, de cozinhas, de lavagem de automóvel, ar condicionado etc.) já é um conceito muito antigo e tem sido praticado por todo o planeta há anos (www.cetesb.sp.gov.br, acessado em 13/12/2013).

Neste sentido, deve-se considerar o reaproveitamento da água de diversas formas, a exemplo, água proveniente do ar-condicionado. Com essa atividade alternativa, permite que o uso seja racional e/ou eficiente da água potável. Dentro dessa ótica, o ar-condicionado tem um papel fundamental no reaproveitamento da água para o uso destinado a fins agrícolas (irrigação) (FERNANDES, 2009).
O reaproveitamento da água, sem qualquer tipo de dúvida é uma grande alternativa para a economia da água potável do nosso planeta, para grande desperdício de água que se tem em todo mundo. O nosso principal objetivo é mostrar a sociedade do nosso campus, que com esse método, vamos economizar água potável.

Publicado
2015-12-18