O USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS COMO FERRAMENTA FACILITADORA NO ENSINO DA LÍNGUA ESPANHOLA NA ESCOLA PÚBLICA

  • Serena Barros dos Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
  • Tomás Armando del Pozo Hernández Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)

Resumo

As novas tecnologias podem ser instrumentos facilitadores no processo de ensino do espanhol, no entanto acabam se tornando um transtorno, uma vez que os alunos em sua maioria utilizam o aparelho celular durante as aulas e seus professores proíbem o uso desses aparelhos eletrônicos em sala. É necessário prestar atenção a essa evolução que ocorre, não só no ensino, mas em todas as áreas. Saber utilizar as tecnologias de maneira que contribuam no crescimento educacional dos alunos. Com relação à evolução e o aprendizado, Martha Gabriel (2013, p.99) fala que, em função da aceleração no ritmo de mudança das últimas décadas, o ambiente tem se modificado muito rapidamente, ou seja, criou-se a necessidade de atualização, no aprendizado e educação para que as pessoas consigam atuar em meio às rápidas transformações.

Este projeto promove uma reflexão sobre a utilização das novas tecnologias como instrumento facilitador durante as aulas de espanhol na escola pública. Tendo em vista o processo de aprendizagem, levantamos questões como: O uso de aparelhos eletrônicos poderia ser um aliado dentro da sala de aula? E possível utilizar a tecnologia para interagir com os alunos? Esses instrumentos facilitariam o contato com a língua espanhola?

Publicado
2015-12-18