OS RESULTADOS DO VESTIBULAR E ENEM- UMA ANÁLISE DO ENSINO DA LÍNGUA ESPANHOLA NO ENSINO MÉDIO DAS ESCOLAS PÚBLICAS DE BOA VISTA-RR

Autores

  • Carla Caroline Pantoja Corrêa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
  • Esmeraci Nascimento Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)

Resumo

O vestibular e o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), é um processo avaliativo de grande importância para os alunos que estão concluindo o ensino médio, pois tem neles a oportunidade do ingresso em curso superior, e a língua espanhola é um dos componentes em que os alunos são avaliados em suas habilidades na comunicação de uma língua estrangeira moderna. Sendo assim, como acadêmica do curso de Letras e Espanhol buscou-se através da pesquisa analisar os resultados do vestibular e ENEM, especificamente no que diz respeito a proficiência dos vestibulandos no referente as questões das provas de Língua Espanhola, assim como considerou-se o processo de ensino da língua espanhola no ensino médio das escolas públicas de Boa Vista-RR. O projeto intitulado: “Os resultados do vestibular e Enem- uma análise do ensino da língua espanhola no ensino médio das escolas públicas de Boa Vista-RR” busca investigar o ensino da língua espanhola nas escolas públicas, entendendo os motivos da baixa proficiência nesse componente curricular, analisar o rendimento quanto os candidatos aos testes nacionais (ENEM) e vestibulares de instituições públicas observando as práticas pedagógicas no ensino da língua espanhola no ensino médio. Verificar a formação dos docentes que ensinam a língua espanhola, pontuando a relação professor X aluno e sua comunicação no processo de aprendizagem. Assim entendemos que a disciplina de língua espanhola é um processo dinâmico, continuo e sistemático. As escolas públicas deveriam visar o acesso do aluno a essa língua estrangeira e seu paulatino aperfeiçoamento, baseado na concepção de língua como prática social que é realizada na interação e construída através das tarefas colaborativas.

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Publicado

2015-12-18