O USO DO WHATSAPP COMO ESTRATÉGIA PARA AMPLIAÇÃO DE PRÁTICAS ORAIS EM LÍNGUA INGLESA COM ALUNOS DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO DO IFRR – CAMPUS BOA VISTA

  • Naronete Pinheiro Nogueira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
  • Morgana Dias Botelho Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
Palavras-chave: Língua inglesa, Redes sociais, Ensino aprendizagem

Resumo

Esse trabalho de pesquisa consiste na análise do nível de habilidades orais em língua inglesa dos alunos do primeiro ano do Ensino Médio no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR) – Campus Boa Vista, e a proposição do uso do WhatsApp como ferramenta digital de auxílio e incentivo a práticas pedagógicas orais tecnológicas para o estudo do referido idioma. Essa necessidade surge em razão da defasagem verificada no exercício da oralidade durante o aprendizado da língua inglesa, uma realidade existente na rede pública de ensino em geral. Esse fenômeno observado vai de encontro a estudos sobre a eficiência da comunicação em idiomas estrangeiros, os quais priorizam a oralidade como habilidade essencial da competência comunicativa adquirida pelo aluno. A metodologia de estudo de caso que orienta essa pesquisa permitiu, por meio de questionários aplicados entre os alunos dos primeiros anos do ensino médio nos cursos de secretariado e eletrônica no IFRR-Campus Boa Vista (CBV), observar que cerca de 63% dos 68 alunos entrevistados estudaram inglês no ensino fundamental, e desses, mais de 90% afirmam que seu grau de aprendizado do idioma variou entre médio e baixo, o que abre espaços para reflexões sobre a eficiência do modelo de ensino de inglês na rede pública. No entanto, os dados mais relevantes para essa pesquisa residiram no interesse manifestado por 91% dos entrevistados para utilização de redes sociais como ferramentas aliadas para o estudo de língua inglesa, reforçando a possibilidade e o interesse no uso do WhatsApp como ferramenta de práticas orais. Nesse sentido, a fim de confirmar o cenário alcançado com as pesquisas e questionários, a formação de um grupo focal de análise é essencial para a continuidade das atividades do projeto. Desenvolvidas em formato de minicurso, as atividades do grupo focal “Inglês: uma experiência digital” vêm ocorrendo no IFRR – Campus Boa Vista desde setembro e visam comparar a influência das redes sociais no aperfeiçoamento da oralidade em língua inglesa dos alunos participantes, conciliando atividades presenciais e digitais e apresentando esses estudantes a modelos tecnológicos e inovadores de aprendizagem, como a “gamification”, o “blended learning”, dentre outras práticas pedagógicas que endossam o referencial teórico dessa pesquisa.

Biografia do Autor

Naronete Pinheiro Nogueira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)

Professora do IFRR/Campus Boa Vista

Morgana Dias Botelho, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)

Bolsista PIBICT - IFRR/Campus Boa Vista

Publicado
2017-11-09