REPENSANDO A EDUCAÇÃO DO CAMPO COM FOCO NO CTS: UM OLHAR SOBRE O ENSINO MÉDIO RORAIMENSE

  • Eliezer Nunes Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR) / Mestrando em Educação (UERR/IFRR)
  • Ednaldo Gomes Pereira Mestrando em Educação (UERR/IFRR)
  • Marcondes Baptista do Rêgo Mestrando em Educação (UERR/IFRR)

Resumo

Compreender a tríade Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) é perceber o processo histórico da humanidade nestes últimos milênios, com suas revoluções sociais, industriais, em busca de melhores condições de vida, em busca de acumulações de riquezas. Pode-se ser mais otimista acreditando que há também uma busca de inovações técnicas para a humanidade, novos fármacos, novos meios de transportes, novas cirurgias e outras inovações. Partindo desta premissa, o artigo procura refletir sob o aspecto teórico e prático a organização da Educação do campo realizada no ensino médio sobre o prisma da Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) na construção curricular das instituições de ensino no Estado de Roraima. O objetivo é refletir até que ponto os conhecimentos sobre os CTS, estão presente nas discussões e execução do currículo nas escolas do campo, tendo como base um estudo bibliográfico e de campo.

Publicado
2015-12-18