ANÁLISE E CONSTRUÇÃO DE UMA SOLUÇÃO GENÉRICA PARA CONTROLE E PERMISSÃO DE ACESSO DE USUÁRIOS PARA SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

  • Pierre da Costa Viana Júnior Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
  • Antonio Sckendall da Silva Sousa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)

Resumo

Atualmente autenticação e autorização em sistemas de informação são características abordadas com bastante importância por grandes organizações. Para Silva et al. (2003), a grande questão é fundamentalmente a de descobrir qual a melhor forma de autenticar alguém e essencialmente a de garantir que apenas pessoas autorizadas tenham acesso aos recursos disponibilizados.
Muitas soluções são encontradas para controlar acesso e permissões de usuário. Porém, essas soluções possuem limitações. Tais soluções não atentem a necessidades como por exemplo: definição de perfis de acesso e generalização de uma solução para sistemas desktop e web.
Com isso, esse trabalho tem como objetivo desenvolver um modelo genérico e flexível para controle e permissão de acesso de usuários de sistemas de informação, que contemple as vantagens dos modelos existentes e supra as necessidades do mercado.

Publicado
2015-12-18