CODING DOJO: MÉTODO AUXILIAR PARA O APRENDIZADO MAIS EFICIENTE DE ALGORITMOS E LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO

  • Emanuelly Medeiros Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
  • Pierre da Costa Viana Júnior Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)

Resumo

Ao longo dos anos percebe-se que há uma grande dificuldade por parte dos acadêmicos de diversos cursos tecnológicos nas disciplinas introdutórias de programação, causando com isso um “efeito dominó”, pois o aluno que não obteve o rendimento necessário nas disciplinas introdutórias de programação normalmente enfrentará muitas dificuldades nas disciplinas posteriores que necessitam dela e consequentemente na sua formação.

A metodologia tradicional de apenas lousa, pincel e/ou slides, ainda é muito utilizada pela maior parte dos docentes, porém, observa-se que a utilização de métodos auxiliares como a técnica de aprendizado Coding Dojo, mostra-se eficiente quando comparadas a modelos tradicionais, pois oferecem uma interatividade maior entre os acadêmicos, a troca de conhecimentos, maior atenção e concentração durante as aulas, entre outras vantagens.

O objetivo geral deste projeto é aplicar uma solução para o aprendizado mais eficiente do Componente Curricular Algoritmo e Lógica de Programação I, para discentes do 1º módulo do curso de Análise e Desenvolvimento de sistemas, utilizando a técnica Coding Dojo.

Publicado
2015-12-18