A UTILIZAÇÃO DO JOGO LÚDICO COMO METODOLOGIA NA APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NO 2º ANO DO ENSINO MÉDIO NA ESCOLA ESTADUAL MARIA DAS DORES BRASIL - BOA VISTA – RR

  • Nivalda Santes de Siqueira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
  • José Nicodemos Ferreira Fernandes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)

Resumo

O objetivo deste trabalho é mostrar a importância dos jogos lúdicos para a aprendizagem da Matemática, abordando os conteúdos estudados de forma descontraída, tornando as aulas menos cansativas e mais agradáveis. Tendo em vista que a Matemática ainda é considerada como uma disciplina de difícil compreensão por grande parte dos alunos. Esta pesquisa diagnosticou e analisou a utilização dos jogos lúdicos no processo de ensino-aprendizagem da Matemática, na Escola Estadual Maria das Dores Brasil, sendo a população de amostra grupo de 24 alunos do 2º ano e a professora de matemática, os quais apontaram indicadores para a referida pesquisa.

Segundo Nunes “o jogo será o ponto de partida para preparar o aluno para lidar com questões abstratas que exijam reflexão e inteligência além da elaboração de estratégias e de soluções para as situações problemas” (Nunes,1990, p.52).
Nesse sentido, percebe-se que o jogo lúdico na matemática, quando utilizado de forma correta, com objetivos pré-estabelecidos pelo professor, proporcionam ao aluno, como sujeito na construção de seus conhecimentos, o despertar ou o estimulo pelo aprendizado da matemática, visto que as aulas com a utilização dos jogos tornam-se dinâmicas e interessantes, já que aprende e se diverte simultaneamente.
Assim, se concebermos o ensino da Matemática como descoberta, de criação e experimentação por parte do alunado, a utilização dessa metodologia tem como preocupação favorecer o processo de aprendizagem significativa no conhecimento matemático, pois é através desse processo que o aluno atinge os níveis de conhecimentos necessários para sua formação estudantil.

Publicado
2015-12-18