O ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA POR MEIO DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: UM DIAGNÓSTICO EM DEZ ESCOLAS PÚBLICAS DO ENSINO MÉDIO NA CIDADE DE BOA VISTA - RR

  • Adalgisa dos Santos Figueira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
  • José Nicodemos Ferreira Fernandes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)

Resumo

Esta pesquisa traz uma reflexão teórica sobre O Ensino - Aprendizagem de Matemática por meio da Resolução de Problemas: Um Diagnóstico em dez Escolas Públicas do Ensino Médio na Cidade de Boa Vista – RR.
A importância da Resolução de Problemas no processo ensino - aprendizagem é ressaltada na literatura da área de educação matemática (São Paulo, 2008). Sendo que se tornou necessário verificar as possibilidades, os limites e a importância da Resolução de Problemas matemáticos para que os professores do Ensino Médio compreendam a importância de se trabalhar essa metodologia com os alunos.

Um dos primeiros autores na história a defender e escrever sobre a resolução de problemas foi o educador matemático húngaro, Polya, nascido no final do século XIX. Sua proposta era tornar os estudantes de Matemática em bons solucionadores de problemas. Assim proporcionar o desempenho assegurado dos conceitos matemático sendo um levantamento destinado para professores. Já que a linha de pesquisa “Resolução de Problemas” está fundamentada na convicção de que podem trazer melhorias e transformações no aprendizado, e que o estudo deve ser inserido no contexto dos fins educacionais a que se propõe satisfazer.

Publicado
2015-12-18