MAPEAMENTO DOS ESPAÇOS DE TURISMO ESPORTIVO DA CIDADE DE BOA VISTA

  • Rafael da Silva Ghedin Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
  • Leila Márcia Ghedin Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)

Resumo

O presente trabalho buscou o seguinte objetivo: Mapear os espaços que possibilitam o desenvolvimento do turismo esportivo na cidade de Boa Vista utilizando um sistema de informação geográfica, para a criação um mapa digital destas atividades. Para isto foi necessário a identificação e a descrição da situação atual dos espaços com potencial para a realização de atividades do turismo esportivo na cidade de Boa Vista.
O trabalho iniciou-se com os estudos que analisaram o homem e seus movimentos, seja pelo lado do deslocamento como pela realização de atividades físicas, em qualquer circunstância pode ser um instigante e expressivo exercício na busca pela compreensão de um fenômeno social de proporção cada vez mais evolutiva no mundo contemporâneo, com presença e significado sempre maior e mais próximo da vida das pessoas, ou seja, o esporte manifestado como educação, lazer, rendimento ou espetáculo nos faz agentes de um processo que leva cada vez mais à evolução do ser humano.
O turismo esportivo é, em determinadas situações, confundido com o turismo de eventos esportivos. Nos dois casos, existe o deslocamento de turistas para uma determinada região propícia à prática de um esporte específico, o que resulta numa utilização de toda a estrutura turística. Porém, o que motivou o processo turístico é diferenciado. É importante ressaltar que no turismo esportivo, o turista vem com a intenção de praticar o esporte por lazer ou treinamento, sem o intuito de competir, num local onde a disponibilidade física se caracteriza como permanente, (GOIDANICH e MOLLETTA, 1998). Ao contrário do que acontece com o turismo de eventos esportivos aonde o turista vem com o motivo de competir em alguma prova, campeonato ou jogos. São eventos que tem por característica o espaço de tempo determinado, ou seja, temporários. Cabe-nos citar como exemplo, os jogos olímpicos que durante a sua realização envolve interesses de pessoas de todas as partes do mundo, desde atletas, o público, a mídia, equipes técnicas e de organização que trabalham para que tudo ocorra da melhor maneira possível.
Estas duas formas de turismo que envolve uma motivação esportiva constituem-se como uma oportunidade importante para os empresários do turismo, pelo fato de que acabam por influenciar diretamente no desenvolvimento dos núcleos receptores, de maneira sincronizada. Tem-se um enorme potencial a ser explorado, pois a cada dia é maior o número de turistas que buscam lugares propícios à prática dos mais diversos esportes.

Publicado
2015-12-18