EXPERIÊNCIAS DIDÁTICAS SOBRE O ENSINO DA HISTÓRIA SOCIAL DO SAMBA A PARTIR DA TEORIA DE FORMAÇÃO DE ETAPAS MENTAIS DE GALPERIN NO IFRR-CNP

  • Clarice Gonçalves Rodrigues Alves Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
  • Héctor José García Mendonza Universidade Federal de Roraima (UFRR)

Resumo

O presente trabalho traz reflexões sobre as contribuições da Teoria de Aprendizagem de formação das etapas mentais do psicólogo russo Galperin enquanto recurso teórico e metodológico capaz de contribuir no processo de ensino-aprendizagem da disciplina de História. O ensino desenvolvimental, a compreensão e aplicabilidade de conceitos como Zona de Desenvolvimento Proximal (Vigotsky), Atividade (Leontiév) e Formação de Etapas Mentais (Galperin) podem elucidar a melhor maneira de os estudantes internalizarem saberes e utilizá-los em sua cotidianidade. Estes aportes foram observados a partir das experiências pedagógicas do projeto de extensão “História Social do samba: bola na área e samba no pé, a história do Brasil entre os mundiais”, realizado no Instituto Federal de Roraima – Câmpus Novo Paraíso.

Publicado
2015-12-18