USO DE SOFTWARE COMO FERRAMENTA PARA AUXILIAR NO ESTUDO DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RORAIMA

  • Ederson Vieira Pinho Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
  • Eduardo Ribeiro Sindeaux Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)

Resumo

A pesquisa aqui alcançada atingiu os alunos de licenciatura em matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima que estão estudando a disciplina de cálculo diferencial e integral, onde se visou trabalhar software livre junto aos conteúdos estudados pelos alunos.
O uso de softwares que possibilita a construção de gráficos e até mesmo demonstram soluções de problemas muitas vezes difíceis de resolver manualmente, podem ser inserido no ensino-aprendizagem para assimilação do conteúdo estudado, tornando o educador à frente como facilitador da educação, assim como Paulo Freire (2002, p. 25) deixa esclarecido que “ensinar não é transferir conhecimento, mas criar possibilidades para a sua produção ou sua construção”.

O estudo buscará as dificuldades vivenciadas pelos alunos, de preferencia, nas disciplinas de cálculo diferencial e integral principalmente nos assuntos que envolva o estudo do comportamento das funções de forma eficaz e prática, assim a
escolha de um programa educacional que viabilize o ensino do conteúdo estudado. Kenski (2007, p.44) esclarece que “a maioria das tecnologias é utilizada como auxiliar no processo educativo”.

Publicado
2015-12-18