ELEMENTOS DE COESÃO: O ELO NOS TEXTOS ESCRITOS PELOS ALUNOS DO CURSO TÉCNICO EM SERVIÇOS PÚBLICOS ACERCA DAS EXPECTATIVAS SOBRE O CURSO

  • Willian Ferreira Vieira Costa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
  • Gilcélia Ferreira da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
  • Sandra Grützmacher Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
  • Hudson do Vale de Oliveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)

Resumo

É frequente a discussão acerca das problemáticas referentes ao processo de leitura e de escrita. Tal abordagem não é feita apenas pelos professores de língua portuguesa, pelo contrário, também faz parte dos comentários dos profissionais que atuam em outros componentes curriculares, o que comprova que a dificuldade nos quesitos ler e escrever a todos atormenta. Assim, buscando-se despertar nos alunos do Curso Técnico em Serviços Públicos, subsequente, (IFRR/Campus Boa Vista Zona Oeste), o interesse pela escrita, nada melhor do que escrever sobre algo que para eles apresentava-se como atrativo: suas expectativas com a realização do curso em questão (Proposta da aula de Redação Oficial). Pensando-se em identificar a forma como estes escrevem (com foco na coesão), a pesquisa se propôs a analisar os textos produzidos. O foco do estudo foi a coesão, já que tal quesito refere-se a mecanismos linguísticos que permitem uma sequência entre as partes de um texto, sejam elas palavras, frases, parágrafos, etc. Entre os elementos que garantem a coesão de um texto, temos: a) as referências e as reiterações: uma palavra é substituída, estabelecendo-se entre elas alguma relação semântica. Exemplo: pronomes;b) as substituições lexicais: um termo é substituído por outro dentro do texto, estabelecendo-se entre eles uma relação de sinonímia, antonímia, hiponímia ou hiperonímia; c) as palavras que estabelecem a coesão interfrásica: relações de dependência e ligação entre os termos. Exemplos: conjunções, preposições e advérbios. Diante da relevância dos mecanismos que exercem a função de coesão, tais itens foram avaliados nos textos produzidos pelos alunos do Curso Técnico em Serviços Públicos, subsequente, do IFRR/ Campus Boa Vista Zona Oeste.

Publicado
2015-12-18