PERFIL SOCIOECONÔMICO DOS CONSUMIDORES DE PRODUTOS ORGÂNICOS EM BOA VISTA

  • Henrique Abrahim Ramalho Xaud Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
  • Elizabete Melo Nogueira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
  • Maria Eliana Lima dos Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)

Resumo

Conforme Araújo, Paiva & Filgueira (2007) as mulheres se preocupam com a alimentação saudável, porque são responsáveis pela dieta da família e por se preocuparem com a prevenção das doenças oportunistas. De acordo com Zamberlan, Büttenbender & Sparemberger (2006) a crescente valorização da natureza e a demanda por produtos agroecológicos estimulam a agricultura orgânica no Brasil.
O objetivo do trabalho foi analisar o perfil socioeconômico dos consumidores de produtos orgânicos em Boa Vista, com o propósito de montar um banco de dados com os principais centros de comercialização dos referidos produtos.
Foram entrevistados 60 consumidores em duas feiras de produtos orgânicos. Como resultado observou-se que os consumidores de produtos orgânicos em Boa Vista possuem uma renda média que lhes permite pagar um pouco mais caro pelos produtos livre de agrotóxico, as mulheres aparecem como as principais consumidoras e a maioria das pessoas tem idade acima de 40 anos.

Publicado
2015-12-18