AÇÃO VERDE: PLANTANDO CONHECIMENTO

Autores

  • Kelly Karinny Aguiar Alves Furtado Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
  • Derica Karoly Evarista Almeida Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)

Resumo

O projeto “Ação Verde: plantando conhecimento” originou-se a partir do entendimento de que ações voltadas para educação ambiental são necessárias para um melhor conhecimento sobre prevenção do meio ambiente, onde o envolvimento da comunidade é fundamental, pois a prática em seu cotidiano pode contribuir significativamente na melhoria de um ambiente saudável. Por meio de projetos como este, desenvolvidos no âmbito escolar, é possível expandir a visão pedagógica do estudante bolsista, quanto acadêmico de licenciatura e a preservação ao meio ambiente, em que o estudante participante do projeto é o ator social agente multiplicador de conhecimento. Assim, o objetivo do projeto é sensibilizar os participantes quanto a importância do cultivo de plantas, fundamentando as atividades nos 3R’s da Sustentabilidade – Reduzir, Reutilizar e Reciclar. O projeto foi desenvolvido pela acadêmica do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal de Roraima (IFRR) do Campus Boa Vista, tendo como público-alvo os estudantes do ensino fundamental da Escola Estadual Mário David Andreazza, que atuaram através de uma abordagem qualitativa, tendo a pesquisa-ação como metodologia norteadora, uma vez que, houve execução de atividades participativas. Foram realizadas aulas expositivas, dialogadas e práticas, com utilização de recursos visuais e audiovisuais. No desenvolvimento das oficinas utilizaram-se materiais recicláveis, que possibilitaram aos envolvidos oportunidades de compreender a dimensão do uso de técnicas educativas favorecendo a preservação ambiental. A escola funcionou como um laboratório vivo, aproveitando-a como um métodos que auxiliou a execução das aulas, uma vez que as plantas existentes na mesma foram utilizadas como instrumento de identificação permitindo assimilar teoria à prática, e facilitando uma melhor compreensão dos conteúdos. Foram realizados debates que permitiram a exposição e desenvolvimento de opinião dos alunos e o esclarecimento de questões sociais relacionados ao tema. Em geral, os resultados obtidos durante a realização do projeto, permitiu a acadêmica o desenvolvimento de suas práticas pedagógicas e interação com o ambiente escolar e, aos alunos, noções de proteção e preservação ambiental e reutilização de materiais para reciclagem.

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Publicado

2017-11-30