CULTURAS MUSICAIS INDÍGENAS

  • Lucas Correia Lima Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
  • Marilda da Silva Williams Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)

Resumo

O projeto tem como objetivo valorizar e resgatar as culturas musicais indígenas dominadas pelos discentes do espaço de Ensino do Campus Amajari, criando oportunidades para que os discentes possam mostrar sua cultura materna e o significado cultural local para a comunidade externa trazendo para nosso ambiente escolar o conhecimento sobre a cultura musical indígena do estado de Roraima, fazendo com que o discente tenha a capacidade de ouvir e compreender a música de forma crítica, contribuindo assim no aprimoramento e na formação do cidadão e também ofertar oficinas musicais indígenas nas línguas Wapichana e Makuxi aos alunos. O interesse do trabalho proposto não é só relatar sobre a cultura musical indígena, mas sim, trabalhar esse tema como um conteúdo de aprendizagem, pois não basta somente falar das culturas indígenas no dia do índio em um ambiente onde mais de 60% dos alunos são indígenas, sem contar que a cultura indígena está presente na história do Brasil influenciando constantemente a tradição do país. A diversidade cultural no ambiente escolar trás seus encantos e desencanto, pois a diferença causa conflitos, podendo ser religiosos, culturais étnicos ou sociais, para isso se faz necessário que tenhamos interesse e conhecimento no assunto podendo ocorrer um debate, considerando a importância que a escola tem em estar constantemente em contato com as tradições do país, se faz necessário inserir no ambiente escolar os elementos da cultura indígena. Formou-se um grupo para trabalhar as músicas e sua tradução para o português e em seguida ensaios para a criação de musicais voltados para as culturas indígenas, tendo como forma Coral, Teatro e Instrumental. Compreender e trabalhar a história indígena é fazer com que a escola conheça a si própria, oferecendo ao aluno condições para estar em contato com as tradições de suas comunidades, em especial o no estado de Roraima que apresenta uma rica cultura, buscando assim sua valorização, promoção e preservação. Além do desenvolvimento psicomotor espera-se com os resultados deste projeto: Melhorar desempenho na escola e na vida como um todo; Estimular nos beneficiários uma nova perspectiva de conhecimento musical e cultural; Inserir jovens em ambientes de contextualização regional. Após todo trabalho desenvolvido com os alunos no IFRR/CAM acontece as apresentações em eventos nas comunidades com apresentações musicais e palestras sobre a importância da valorização cultural e musical indígena.

Publicado
2017-12-01