EMPODERAMENTO & MARKETING: ESTRATÉGIAS DE ESTUDOS INDIVIDUAIS AOS ALUNOS DAS ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS PARA O INGRESSO NOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADO INTEGRAL AO ENSINO MÉDIO DO IFRR – CAMPUS BOA VISTA

  • Francisco Paulino da Silva Neto Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
  • Lucas Vinícius Rodrigues Kremer Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
  • Elisangela Silva da Costa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)

Resumo

O objetivo do projeto é compartilhar estratégias individuais de ensino aos jovens estudantes do 9º ano do ensino fundamental para que possam oportunizar a participação no processo Seletivo de 2018.1 do IFRR, Campus Boa Vista dos cursos técnicos integrados integral ao médio e realizar a divulgação da missão institucional, bem como apresentar sua história construída desde 1992. Foi realizada visita de reconhecimento ao público alvo, nas escolas Oswaldo Cruz e Penha Brasil, instituições selecionadas para a aplicação do projeto, foi o primeiro passo para a realização das atividades. Nesta ocasião, foi dialogado sobre os fundamentos e objetivos do projeto EMPODERAMENTO & MARKETING, os principais pontos e como as ideias seriam aplicadas. Em seguida, foram elaborados três formulários de pesquisa: primeiro “SOBRE O INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RORAIMA (IFRR)”: que tem por objetivo registrar e entender o nível de conhecimento e interesse que os alunos participantes do projeto, tem sobre o IFRR. Segundo “SOBRE A ROTINA DE ESTUDOS PRATICADA PELOS ALUNOS”: que tem por objetivo registrar e entender sobre o habito de estudos dos alunos participantes do projeto. Terceiro “SOBRE A OPINIÃO DOS ALUNOS DO QUARTO ANO QUE ESTÃO CURSANDO O TÉCNICO EM SECRETARIADO INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO” com o intuito de registrar a opinião de tais alunos sobre a relevância de um curso técnico para o ingresso no mercado de trabalho. Os formulários foram reproduzidos em meio eletrônico, através do aplicativo de suporte Google Drive. Por meio das três pesquisas, apuraram-se informações importantes como, por exemplo, 27,5% dos entrevistados nunca tinham ouvido falar do IFRR e, ainda, outros 44,5% não conheciam o procedimento para o ingresso no IFRR. Logo em seguida ocorreu o plantão para sanar dúvidas dos participantes do projeto em relação ao certame para ingresso no IFRR. Foram confeccionados vídeos com a participação da Diretora Geral, Diretor de Ensino, Presidente do Grêmio Estudantil e alunos do IFRR, com intuito de levar a opinião dos alunos e servidores, sobre os cursos e sobre a própria instituição, para os participantes pelo projeto. Foram aplicadas oficinas sobre métodos de estudo e o processo seletivo 2018.1, faltando apenas a execução da gincana no IFRR. 

Publicado
2017-12-01