HORTA URBANA ESCOLAR

  • Andreyna Karyne Lopes da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
  • Juliano Magalhães Barbosa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)

Resumo

O homem vem tirando da terra desde os primórdios seu sustento, isto faz com que aprenda a mexer nela, a prepará-la para o cultivo, a ter uma relação homem-natureza, pois, ele depende dela para a sua sobrevivência. Hoje as crianças e adolescentes das cidades no ambiente externo a escola normalmente estão em frente a vídeo games, computadores e televisores, não tendo mais o contato com o meio ambiente. Desta forma se faz necessário que professores resgatem este contato, permitindo este relacionamento, é desta forma que as hortas nas escolas possuem um papel importantíssimo. Além de permitir a discussão sobre a importância de uma alimentação saudável e equilibrada. Através deste trabalho objetivou-se sensibilizar e conscientizar as crianças de que a vida depende do ambiente e o ambiente depende de cada cidadão deste planeta. Este projeto foi executado na Escola Municipal Josefa da Silva Gomes, na cidade de Vila Nova Colina. Foi aplicado um questionário visando saber sobre o conhecimento e a importância da horta na escola para os alunos do ensino fundamental e funcionários da escola. Para a realização desta pesquisa, foi realizado uma amostra aleatória, selecionando duas turmas, perfazendo um total de 32 alunos e todos os funcionários. Em seguida foi selecionado o terreno para a implantado da horta, realizando a limpeza de plantas daninhas e materiais impróprios. Durante a confecção foi construído um sistema de cobertura com lona transparente e canteiros suspensos, que em seguida foi enchido com solo fértil, misturado com esterco curtido, para o plantio das hortaliças. Nos canteiros foram plantados cebolinha verde, salsa, couve, alface e algumas plantas medicinais. A execução deste projeto foi fundamental, pois possibilitou o contado direto das crianças com a terra, visualizando todas as etapas de desenvolvimento das plantas e proporcionou aos alunos a importância de respeitarem a terra. Foram observados que 30,7% dos alunos sabiam o que eram uma horta escolar urbana, enquanto que os funcionários sabiam, embora não tinha o conhecimento prático desta atividade. Para 83,4% dos alunos entrevistados não sabia qual era a função de uma horta escolar, ou seja, não sabiam a importância da obtenção de hortaliças frescas e saudáveis. Este trabalho possibilitou mostrar a interação dos alunos com as plantas, solo e ar. Nesse sentido afirmamos que a horta escolar é de grande importância para o corpo escolar. Sendo necessário que haja interesse de todo corpo escolar.

Publicado
2017-12-01