DILEMAS E DESAFIOS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DO DOCENTE DE LÍNGUA ESTRANGEIRA E OS REFLEXOS NA FORMAÇÃO DO ALUNO DO ENSINO FUNDAMENTAL

  • Adriana Jacaúna Alves Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
  • Bruna Ramos Marinho Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
Palavras-chave: Pedagogia histórico-crítica, Prática pedagógica, Ensino de Língua Espanhola

Resumo

Este trabalho pretende apresentar os resultados de uma investigação realizada a partir de coleta de dados levantados durante as atividades desenvolvidas na disciplina  Prática como Componente Curricular I, ministrada pela Profa. Dra. Bruna Marinho, do Curso de Letras/Espanhol, do IFRR. Durante a disciplina, na fase de observação das práticas docentes realizadas nas escolas estaduais de nível fundamental de Boa Vista, no ano letivo de 2016.2,  encontramos diversas dificuldades e dilemas vivenciados pelos docentes no ensino de língua estrangeira que se refletiam diretamente no interesse, no comportamento em sala  e no desempenho dos estudantes. Diante disso, pautadas no Materialismo Histórico Dialético, na Pedagogia Histórico-Crítica (SAVIANI,2012; GASPARIN, 2015) e na Psicologia Histórico Cultural (VYGOTSKI, 2006), essa trabalho buscou realizar uma reflexão  acerca das práticas docentes, atentando para compreensão de como o ensino da língua se apresenta aos docentes uma vez que são eles os mediadores da formação dos discentes. Tal referencial tem como seu principal expoente, Demerval Saviani que, inspirado no Materialismo Histórico-Dialético, define o trabalho educativo como mediação cuja intencionalidade é a formação das gerações futuras por meio da transmissão dos conhecimentos científicos historicamente acumulados, de forma que os indivíduos desenvolvam não só suas potencialidades com vistas à sua participação na sociedade de seu tempo como também a superação das relações alienantes. Para tanto utilizou-se como instrumento de coleta de dados a entrevista semiestruturada e o diário de pesquisa, e como método de análise, o materialismo histórico dialético.  Um dos principais dados analisado nessa pesquisa foi o de que os docentes de língua espanhola demostram  não haver clareza acerca do posicionamento valorativo sobre o ser humano que objetivam formar. Isso porque para a maioria dos docentes ao serem questionados a respeito da abordagem na qual se inspiram para fundamentar sua prática pedagógica, na maioria das vezes, apontaram que são ecléticos e que mesclam diversas abordagens na aula. Desta forma verificou-se que existe um  esforço por parte dos docentes na busca de uma prática efetiva, porém, a falta de abordagem teórica e o entendimento de sua importância pode trazer implicações na formação do aluno.

Biografia do Autor

Adriana Jacaúna Alves, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)

Bolsista do PIBICT - IFRR/Campus Boa Vista

Bruna Ramos Marinho, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)

Professora orientadora do PIBICT - IFRR/Campus Boa Vista

Publicado
2017-12-01