A PRODUÇÃO E A RECEPÇÃO DOS DISCURSOS DE SOCIALIZAÇÃO NAS RELAÇÕES ENTRE OS ALUNOS DO IFRR\CBVZO E IFRR\CBV

  • Eduardo Guilherme de Moura Paegle Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
  • Yasmim Braga Pacheco Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
Palavras-chave: IFRR\CBVZO, Sociabilidade, Integração

Resumo

As instituições de ensino são do ponto de vista sociológico, espaços pelos quais os alunos interagem uns com os outros, bem como os profissionais da educação (professores, técnicos - administrativos e funcionários terceirizados). As circunstâncias da convivência entre os estudantes do IFRR\CBVZO e IFRR\CBV aconteceu pelo fato de não ter ocorrido à entrega das obras do prédio e de toda infraestrutura do IFRR\CBVZO no prazo devido. Houve desde 2016 até o presente momento, a realização das aulas dos alunos do Ensino Médio Técnico Integrado de Serviços Públicos e Ensino Médio Técnico Integrado de Comércio no IFRR\CBV. A justificativa da pesquisa é compreender os estudantes como sujeitos e os protagonistas históricos e de como interpretam o processo de socialização entre os acadêmicos como elemento norteador relacionado às circunstâncias estruturais. A produção e a recepção dos discursos produzidos na questão de alteridade (de como um indivíduo visualiza o outro relativo à identidade no sentido antropológico) foram coletadas através dos formulários. Categorias sociológicas, tais como: reconhecimento, pertencimento, inclusão, exclusão, territorialização, superioridade social e superioridade moral são elementos de análise através da coleta de dados dos formulários. Usualmente a expressão do estereótipo “zona oeste” está relacionado não apenas a questão geográfica, mas associado à periferia da cidade de Boa Vista-RR. Além disso, o fato dos estudantes ingressarem no IFRR\CBVZO, através de sorteio, levantaram dilemas relacionadas às questões de meritocracia quando comparados aos acadêmicos do IFRR\CBV que ingressaram na instituição de ensino mediante prova. Elementos de (des) integração, solidariedade ou a ausência dela foram analisados no compartilhamento dos espaços acadêmicos, tanto nas salas de aula, como em atividades esportivas, científicas, culturais, explorando os processos de sociabilidade e convivência contidos nesse âmbito.

Biografia do Autor

Eduardo Guilherme de Moura Paegle, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)

Professor do IFRR/Campus Boa Vista Zona Oeste

Yasmim Braga Pacheco, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)

Bolsista do PIBICT – IFRR/Campus Boa Vista Zona Oeste

Publicado
2017-12-01