LENDO E EDUCANDO

  • Adriana Alves do Amaral Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
  • Elias França Saraiva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)

Resumo

É cada vez mais preocupante a falta de leitura entre os jovens da atualidade, sabe-se que é preciso mudar radicalmente essa realidade, para isso faz-se necessário envolver o máximo de pessoas possíveis que convivem com as crianças a começarem a praticar leitura de variados gêneros textuais. Pesquisas mostram que as crianças não veem seus responsáveis lerem, também não se costuma dar livros de presentes a garotada, isso tem colaborado para a preocupante realidade, partindo deste pressuposto pensou-se em realizar atividades de leitura na escola Raimundo Eloy Gomes envolvendo os pais ou responsáveis para que a leitura possa torna-se uma atividade em família, onde todos sintam-se envolvidos e parte integrante do projeto. Quando se trabalha a leitura o aprendizado é garantido, pois através desta se desenvolve habilidades como interpretação, escrita, domínio da linguagem, senso crítico e cidadania. O modo como vemos o mundo se modifica com a prática de leitura, a leitura significativa é a de relê a realidade, afinal lemos tudo ao nosso redor, as pessoas, seus comportamentos, atitudes, posturas. Lê-se e interpreta a realidade, segundo Paulo Freire a leitura de mundo precede a da escrito e diz ainda “É preciso que a leitura seja um ato de amor.’’ A leitura não pode ser apenas a decodificação de códigos gráficos, mas algo que abranja toda nossa realidade. Quanto maior o incentivo à aprendizagem através da leitura maior a liberdade de expressão e busca para a solução dos próprios problemas através do conhecimento de forma significativa que faz do indivíduo um ser crítico e capacitado a viver em sociedade. O projeto visava trabalhar a leitura com os membros familiares em conjunto com as crianças, infelizmente devido à realidade in loco foi necessário readaptá-lo, por isso trabalhou-se a leitura de variados gêneros em sala de aula com a turma de 3º Ano do Ensino Fundamental com aproximadamente 27 alunos, o que nos deu um retorno gratificante. Alguns alunos não tinham domínio nem do nosso alfabeto, e outra parte do alunado apenas decodificava as palavras, com o projeto as crianças já aprenderam bastante sobre leitura e avançaram cada vez mais no aprendizado através de atividades lúdicas e dinâmicas de leitura. Sendo assim, este projeto serviu como motivação ao alunado em aprender a ler e compreender a leitura de forma participativa e conjunta onde o que sabe mais ajuda ao outro que sabe menos, o projeto tornou-se desafiador e gratificante.

Publicado
2017-12-04