LITERATURA: CRIANDO CAMINHOS

Autores

  • Denison Rafael Pereira da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
  • Gabriel Ferreira Hammarstron Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
  • Gabriel Chaves Cezário Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)

Resumo

O presente projeto de extensão, intitulado “Literatura: criando caminhos,” é resultado de leituras, reflexões e, sobretudo, ações realizadas ao longo do ano de 2017 (mai/out) por discentes do curso técnico integrado ao ensino médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima – IFRR, campus Boa Vista Zona Oeste, referente ao programa institucional de extensão. O projeto oportunizou aos alunos do Colégio Militar, escola estadual Elza Breves de Carvalho, o acesso à literatura de maneira a trazer à tona o debate dos problemas sociais numa leitura não somente dos livros, mas das possibilidades de leitura de mundos a partir palestras e oficinas de contos e poesias. Assim, foram realizados encontros de leituras dirigidas com os envolvidos no projeto, a fim de compreender a temática e realizar o levantamento bibliográfico para o devido escopo, seguido do contato inicial com a escola e a comunidade assistida, resultando em aplicação de questionários e palestras que tiveram o objetivo de coleta de dados dos hábitos de leitura dos colaboradores, bem como apresentar a importância desta e seus benefícios ao que se pré-dispõe a ler, respectivamente. Além disso, serão realizadas oficinas que permitirão aos participantes expressarem seus mundos simbolicamente, instigando-os à prática da leitura/escrita nunca concretização/virtualização em papel e caneta de suas práticas e representações sociais. O projeto tem o intuito de realizará, ao seu término, uma feira do livro com exposição dos títulos arrecadados junto à comunidade estudantil. Estes livros serão doados à biblioteca da instituição IFRR, completando o ciclo de ação/leitura/ação. O projeto tem como elemento norteador à crítica da realidade social, além de estabelecer práticas sadias que podem resultar em aspectos positivos no aprendizado dos alunos, aumentando o desempenho nas disciplinas escolares, em especial a relação literatura/sociologia. Como se trata de uma ação exitosa ainda em andamento, avalia-se que tem atingido seu objetivo tamanho sua importância no âmbito escolar e no cotidiano das pessoas.

Downloads

Publicado

2017-12-04