O QUE A MATEMÁTICA TEM A VER COM A MINHA VIDA?

  • Roseane Machado Sá Viana Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
  • Maria Leilza Pires Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
  • Sherimila Edmundo Griffth Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)

Resumo

“O que a matemática tem a ver com a minha vida”? Essa é uma pergunta que muitos de nós fazemos no tempo de escola, por não conseguir fazermos relação do conteúdo aplicado em sala de aula com o cotidiano. O presente projeto faz parte do Programa de Bolsa de Extensão – PBAEX e está sendo desenvolvido na Escola Municipal Maciel Ribeiro Vicente da Silva, no município de Bonfim-RR, na turma do 4º ano do Ensino Fundamental e visa contribuir com os alunos de maneira que eles possam lidar com a matemática de forma mais natural, sendo capaz de integrar o estudo da matemática com a realidade, percebendo sua presença em situações diárias além de proporcionar a aquisição de novos conhecimentos através do lúdico no ensino da matemática. É comum a matemática ser associada a representações sociais negativas, sendo necessário promover e implementar práticas de sala de aula que desenvolvam atitudes mais positivas diante desta disciplina. Com a proposta de promover de forma simples e concisa, as operações básicas e conceitos matemáticos inseridos no cotidiano do aluno, justifica-se o presente projeto, que foi posto em prática com a aplicação de quatro oficinas mensais distribuídas em quatro horas semanais. As oficinas são realizadas de forma lúdica com materiais reciclados respeitando o meio ambiente. Como resultado parcial depreende-se que por meio de demonstração de expectativa e animação dos estudantes com a realização de cada oficina, o despertar do gosto pelo tema trabalhado. Estão sendo aplicado atividade escrita, como instrumento avaliativo, que serão analisadas ao término do projeto, tendo em vista que o mesmo ainda está em execução, para que sejam melhor quantificados e qualificados os resultados esperados.

Publicado
2017-12-04