PROJETO REDIGIR

  • Karina Coelho Pires Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
  • Luna Rabelo Costa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)

Resumo

O referido Projeto relaciona-se ao estudo da Língua Portuguesa visando o desenvolvimento da competência comunicativa, onde os alunos devem empregar adequadamente o uso da língua nas mais diversas situações sociais, no contexto da comunicação. O desenvolvimento dessa capacidade de “usar” a Língua Portuguesa deve ocorrer por meio do ensino das competências linguísticas, sejam elas, gramaticais, textuais ou discursivas e que possibilitem o aluno construir textos, transformá-los por meio de reformulações estruturais, paráfrases, resumos. Produzir um texto escrito para um processo seletivo, por exemplo, é uma das situações que demandam competências linguísticas específicas como: capacidade de argumentação e construção de textos coerentes e coesos. Promover estas possibilidades diferenciadas de uso da Língua é fundamentar uma prática de ensino de Língua Portuguesa pautada na reflexão, na construção de um saber e não em sua mera descrição e normatização. O Projeto tem como objetivo geral, ampliar a capacidade de Leitura e escrita, visando o fortalecimento e a melhoria da competência comunicativa e como objetivos específicos: familiarizar o educando com a diversidade de textos com os quais convive no dia a dia; reconhecer a importância do texto escrito nas interações do cotidiano pessoal e profissional; ampliar conhecimentos referentes à língua materna, reconhecendo-a como instrumento de representação do mundo e de interação social e facilitar o preparo do estudando para o ingresso no Ensino Médio. A metodologia participativa utilizada no Projeto, prioriza os saberes construídos pelos alunos envolvendo-os na produção do conhecimento através de atividades individuais e em grupos, pesquisas, produção de textos escritos, exposição dialogada, exercícios estruturais e reescrita de textos. Com o desenvolvimento das atividades de: resumo, relatório, criação de redações, listas de frases, narrativas criativas e construção de enredos, percebeu-se claramente o envolvimento e a ansiedade dos alunos em participar e compreender o processo de leitura, escrita e construção de textos. Presume-se que ao final do Projeto os alunos percebam a importância da competência comunicativa e possam desenvolver a partir dessa ferramenta, a sua capacidade de leitura e escrita.

Publicado
2017-12-05