VÔLEI SOCIAL

  • Camila Orrites Ferreira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
  • Paulo Henrique de Lima Reinbold Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)

Abstract

O esporte é uma ferramenta de auxílio no processo de desenvolvimento educacional, social e de saúde do ser humano. Jovens e adultos dos dias atuais, carentes de valores éticos e morais encontram no esporte incentivo a essas conquistas aliadas a sentimento de cooperação e amizade. As atividades educativas que constituem o universo dos conteúdos da Educação Física, devem transcender suas dimensões curriculares. Dentre diversas modalidades esportivas, no ambiente escolar vemos que em algumas matrizes curriculares o voleibol é uma modalidade pouco trabalhada, mesmo sabendo que é um esporte importante para o desenvolvimento de crianças e adolescentes, pois explora diversos movimentos corporais do aluno além de proporcionar a socialização e o trabalho em equipe entre eles, e o fato do voleibol ser pouco desenvolvido nas aulas de educação física se justifica, talvez, pelo alto grau técnico das habilidades motoras especificas exigida para o seu jogo. O Brasil, onde é conhecido mundialmente como o país do futebol, hoje também se destaca na modalidade de voleibol, fazendo com que as crianças despertem o interesse pela prática desta modalidade. Em Roraima é uma modalidade que vem ganhando cada vez mais adeptos e vem se popularizando entre pessoas de todas as idades. O projeto teve como objetivo proporcionar, através da prática sistemática do Vôlei, o crescimento e o desenvolvimento das potencialidades psicomotoras, cognitivas e sociais do desenvolvimento da afetividade e a integração social, bem como a introdução aos fundamentos básicos progressivo da modalidade para o desenvolvimento geral, onde o mesmo foi desenvolvido em espaços públicos de Boa Vista de forma itinerante, atendendo primeiro os bairros situados na periferia da cidade, onde nos dias de execução do projeto foram ensinados os fundamentos básicos da modalidade, como saque, toque, manchete, ataque, e conforme o decorrer dos treinos foram ensinados os sistemas de jogo, partindo do mais simples para o mais complexo, sempre respeitando as limitações de cada um. Ao final do projeto foi aplicado um questionário de satisfação, onde pudemos constatar que através deste projeto, conseguimos oportunizar a prática do voleibol com ênfase na disciplina, responsabilidade e autonomia, visando ampliar o desempenho escolar, afastar a ociosidade e a exposição aos riscos sociais e fortalecer a rede social.

Published
2017-12-05