PROJETO LITERATURA: CULTURA E CONHECIMENTO
Palavras-chave:
Leitura, Integração, AprendizagemResumo
A Leitura proporciona uma visão crítica da realidade. O hábito de ler leva o ser humano a exercitar a sua inteligência, trazendo como suporte principal a aquisição do conhecimento, assim educadores e escola enquanto instituição tem o papel de formar cidadãos críticos. Dessa maneira, o Projeto “Literatura: cultura e conhecimento” tem como principal objetivo promover a integração entre educadores, alunos e instituições visando o estímulo ao hábito da leitura de obras literárias que são pré-requisitos para o vestibular 2018 da Universidade Federal de Roraima, permitindo assim o contato com a leitura e consequentemente a oportunidade de preparar-se para o vestibular. Esse projeto também objetiva: favorecer o desenvolvimento da leitura e da escrita, como mediadora do conhecimento, partindo da leitura de obras literárias; estimular a interação e troca de conhecimento entre os alunos do IFRR/CAM e os da Escola Ovídio Dias de Souza; e proporcionar a prática e o contato com a Literatura. O sentido dessa prática é oferecer aos alunos a possibilidade da leitura das obras literárias, ofertando oportunidades para aquisição do hábito da leitura dentro do seu contexto social. Durante a realização do projeto os discentes do IFRR/CAM fazem a leitura das obras literárias; após a leitura os alunos são preparados para ministrarem oficinas para os demais alunos da instituição, bem como os da Escola Ovídio Dias de Souza. No decorrer da execução do projeto estão sendo realizadas conversas, peças teatrais, palestras, construção de biografias, sarau, assim como a promoção de debates que envolvam relatos pessoais sobre a importância e as mudanças trazidas com a realização do projeto. Além disso, o projeto vem atuando de maneira significativa para os alunos do IFRR/CAM bem como para os da escola Ovídio dias, visto que as atividades desenvolvidas colaboram para a troca de experiências e conhecimentos, bem como o aprimoramento de suas práticas de leitura, atuando como ferramenta fulcral na melhoria do processo ensino aprendizagem.