A UTILIZAÇÃO DO MICROCONTO COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO DA LÍNGUA ESPANHOLA NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA ESTADUAL FERNANDO GRANGEIRO DE MENEZES

Autores

  • Aline Lima S. da Costa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
  • Eliana Sousa Farias Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
  • Leidiane Santos Pinheiro Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
  • Nubia Paulo C. Andrade Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)

Resumo

O microconto pode ser definido como narrativa muito curta em que a composição acaba sendo a grande ferramenta de escrita, independentemente do número de caracteres e de suas possíveis nomenclaturas. Percebem-se como partes comuns a essas narrativas ultracurtas: a brevidade; a intertextualidade; precisão cirúrgica que aproxima prosa e poesia; o ficcional; o humor; o inusitado; a ironia; a ludicidade da linguagem. O presente trabalho teve como objetivo principal, entre outros aspectos, analisar como os microcontos podem ser utilizados como estratégias para leitura e interpretação de texto da Língua Espanhola. Propõe-se também, entre outros aspectos, discutir os instrumentos facilitadores no contexto dos desafios na aquisição da língua espanhola. Desta forma, pretendemos identificar quais são os desafios que se apresentam no processo ensino-aprendizagem de língua espanhola, como também os mecanismos facilitadores que permitem vencer estes desafios. A pesquisa realizada foi de cunho descritivo, que tem como objetivo fazer uma análise detalhada do objeto de estudo, no caso os alunos da escola, diante da possibilidade de se buscar estratégias que facilitem o aprendizado. Para isso, foi apresentado aos alunos o tema microconto, os autores mais famosos no Brasil e no mundo, exemplos de microcontos e na sequência foi solicitado que eles produzissem seus próprios microcontos. Paralelo a isso, solicitamos a colaboração da professora de espanhol para que respondesse a um questionário buscando assim saber informações relacionadas a sua formação, sobre sua prática pedagógica e a sua visão sobre o tema da pesquisa. A professora prontamente colaborou com a pesquisa e afirmou que já utilizou o microconto com estratégia de leitura em língua espanhola e que o tema teve boa aceitação por parte dos alunos. Os alunos colaboraram na atividade proposta, e mesmo com o conhecimento mínimo sobre o tema abordado, eles realizaram a atividade e mostraram que são capazes de produzir textos bons, bastando para isso incentivo, principalmente em relação a leitura. O microconto pode se constituir em ferramenta de aprendizagem nas aulas de língua espanhola, incentivando o aluno a utilizar sua capacidade de síntese, e despertar o interesse pela leitura e escrita em língua estrangeira. Acreditamos ter conseguido alcançar o objetivo aqui proposto ao introduzir o microconto como ferramenta nas aulas de língua espanhola, e a escola como veículo facilitador desse aprendizado necessita familiarizar-se com essas possibilidades de análise, fazendo uso de estratégias de leitura e produção diversas.

Downloads

Publicado

2017-12-21