CULTURA DA PAZ NAS PRÁTICAS DO COTIDIANO: TRANSFORMANDO OS VALORES EM REALIDADE
Resumo
O presente trabalho visa relatar a experiência das bolsistas no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), realizado na Escola Estadual Professora Francisca Élzika de Souza Coêlho, no turno vespertino, desde março de 2017 até setembro de 2017. Buscou-se com o desenvolvimento do projeto, alcançar os objetivos estabelecidos, como o desenvolvimento das destrezas da língua espanhola – capacidade oral, capacidade escrita, capacidade auditiva e capacidade leitora; a utilização de diferentes estratégias e recursos didáticos para o ensino de Língua Espanhola, identificando os resultados produzidos por seu uso; a aplicação dos preceitos da abordagem intercultural no ensino da Língua Espanhola, a partir de diferentes estratégias de leitura e produção textual e o estimulo do reconhecimento dos valores – União, Amizade, Amor ao Próximo e Respeito- como práticas para uma cultura de paz. Buscou-se nos fundamentos da pesquisa-ação e da abordagem intercultural, princípios que nos orientaram a desenvolver o projeto. Utilizamos, para a fomentação da prática docente, a abordagem teórica que engloba o tripé do desenvolvimento cientifico acadêmico que são a extensão, pesquisa e ensino, objetivando-se a integração dos três expoentes. É fato que somos educados desde cedo para o exercício constante da desconfiança, da força, da competição, da busca do sucesso e da fortuna a qualquer preço. Em meio a essa realidade, as crianças e os jovens demonstram cada vez mais comportamentos destrutivos, com ele mesmo e com os outros, e, com o meio ambiente. Desse modo, faz-se necessário a construção de um ambiente harmonioso, no qual as crianças devem ser estimuladas ao exercício de valores e respeito, para uma convivência solidária, pacífica e cooperativa, justificando-se, assim, a escolha da ‘Cultura de Paz’ como tema-gerador para o projeto. Os resultados obtidos durante a execução do projeto foram notáveis em todas as atividades desenvolvidas em sala de aula, sendo realizadas atividades como produção de texto e desenho, dinâmica de apresentação e leitura socializada entre outras, sempre baseando essas atividades nos valores que elegemos no início do projeto a serem trabalhados com os alunos, notou-se também o envolvimento dos alunos e o interesse em realizar as atividades. As contribuições do projeto refletem na formação dos acadêmicos, pois permite a iniciação à docência, como forma para o aperfeiçoamento da práxis, uma vez que, permite-nos trabalhar a prática docente sob o alicerce das teorias estudadas em sala de aula, desde abordagens, métodos, estratégias de ensino e recursos didáticos.