JOGOS DIDÁTICOS COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS NA ESCOLA ESTADUAL CAMILO DIAS
Resumo
O presente trabalho teve como objetivo realizar o levantamento da contribuição e aceitação de jogos didáticos na escola Estadual Camilo Dias localizada no município de Boa Vista-Roraima. A escola foi escolhida de forma aleatória, mesmo com dificuldades ocasionadas pelo calendário escolar da rede estadual foi possível a realização da pesquisa, que ocorreu durante os meses de junho e julho de 2016. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi questionários contendo seis perguntas fechadas relacionadas a aceitabilidade dos jogos didáticos, assim como sua importância como ferramenta de aprendizagem, direcionadas aos estudantes do 3º ano do Ensino Médio com a faixa etária de 16 a 18 anos, e avaliações ocorreu através de observações realizadas durante a aplicação dos jogos e questionários nas escolas escolhidas. A boa aceitação em relação aos jogos foi perceptível após a organização dos resultados dos questionários, aonde dos 50% dos estudantes afirmaram que os jogos são excelentes ferramentas em sala de aula, assim como sua aceitabilidade na qual se repetiu o resultado, sendo assim, a aceitação foi positiva como em pesquisas realizadas em outros estados. Os estudantes das turmas da escola aonde forai aplicado o projeto, aceitaram muito bem essa nova metodologia, pois qualquer mudança metodológica em sala de aula atrai o estudante para o conteúdo, melhorando e chamando mais atenção do discente, fazendo com que diminua a conversa e bagunça em sala de aula, atrapalhando menos a aula. Sabe-se que os conteúdos de Biologia podem ser trabalhados de diferentes formas, pois tem conteúdos bastante interessantes, atuais e presentes no dia-a-dia que podem ser utilizados para explicar melhor os conteúdos fazendo ser uma aula mais interessante. Com isso percebeu-se a grande importância que têm novas ferramentas em salas de aula afim de melhorar os interesses dos estudantes nos assuntos de Ciências Biológicas visto em sala de aula.