PLANO DE MARKETING: PROPOSTA DE IMPLANTAÇÃO NO EMPREENDIMENTO “IMPRIMA FÁCIL 24H”

  • Lucelia Santos Sousa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
  • Deisianne Paixão da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
  • Franciele Juliana Coimbra Lins Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
  • Karine Barroso Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)

Resumo

Sem dúvidas, as impressoras são equipamentos muito importantes hoje em dia. Os mecanismos proporcionam a impressão com uma imensa rapidez e facilidade, ideia que vem desde as passadas maquinas de escrever e mimeógrafos. Com isso, é fácil entender que, de uma forma ou de outra, a impressora foi uma espécie de resultado de modernização do antigo aparelho. Com a correria do dia-a-dia as pessoas tendem a optar pela facilidade que alguns serviços oferecem, com intuito de agilizar seus afazeres e evitar a fadiga. Assim, porque não oferecer ao mercado um serviço diferenciado e inovador, aproveitando as vantagens e tecnologias que a era da informatização nos oferece e utilizar as ferramentas de gestão propostas pela administração? Diante desse cenário, conciliado a realidade do município de Boa Vista- RR e como fruto de atividade educativa subsidiada pelo componente de Pesquisa e Marketing para a Gestão do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Hospitalar do IFRR, este trabalho surgiu com a finalidade de elaborar um plano de marketing através de um diálogo entre a teoria e a prática, no intuito de lançar no mercado um empreendimento inovador. O empreendimento é a Imprima fácil 24 horas, que surge para facilitar os acasos diários que muitos estudantes, acadêmicos e executivos enfrentam para encontrar um serviço de impressão de trabalhos e ou documentos após o horário comercial no estado de Roraima. O presente trabalho definiu como metodologia de pesquisa a pesquisa-ação, onde os autores elaboraram um plano de marketing no modelo proposto por Teixeira et.al (2010).O plano possibilitou estabelecer as características necessárias do empreendimento a partir de uma análise de mercado; permitiu a projeção dos dados socioeconômicos dos potenciais clientes e suas características mercadológicas, onde identificou-se suas preferências, comportamentos no momento da compra e o nível de aceitação de um novo produto; oportunizou o delineamento das melhores estratégias de marketing, bem como, a viabilidade de implantação desse novo negócio. A pesquisa, a partir da elaboração do plano de marketing, mostrou possibilidades de sucesso para o empreendimento Imprima Fácil 24h, por garantir estratégias suficientes para fortalecer a imagem do novo negócio, por outro lado, identificou a ausência de alternativas viáveis para o financiamento da sua implantação no mercado que se pretende inserir.

Publicado
2017-12-21