PROJETO TEIA DE VALORES: SEMEANDO A CULTURA DA PAZ
Resumo
O presente trabalho tem como principal objetivo apresentar os resultados parciais obtidos no primeiro semestre do corrente ano alcançados por meio do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência- PIBID, com o desenvolvimento de um projeto intitulado: “Teia de valores: Semeando a Cultura da Paz”, na Escola Estadual Prof. Francisca Élzika de Souza Coelho, no turno matutino nas turmas do 6º ano “A” e “B” do Ensino Regular Fundamental II. O projeto tem como objetivo geral proporcionar um espaço de aprendizagem interativa, usando como estratégia de ensino um gênero denominado telejornal, com o intuito de gerar uma reflexão aos alunos em relação aos valores e às diferenças socioculturais, procurou-se trabalhar em cima do subprojeto “Cultura da Paz”. Para tanto, como aporte teórico para tratar a respeito de valores utilizamos os conceitos de Zabalza (2000) e Sanches (1997). Para o gênero textual nos embasamos em Marcushi (2008). Os resultados parciais irão indicar a metodologia utilizada no desenvolvimento do projeto que ocorreu da seguinte maneira: a elaboração do trabalho foi pautada em pesquisas realizadas e em encontros com os alunos, onde cada turma organizou um telejornal denominado “Español Ahora”, em que contemplava os gêneros textuais, dentre eles os de reportagem, entrevista e notícia. O projeto contou com o auxílio e orientação da coordenação geral do subprojeto, bem como da professora supervisora na escola. Pode-se concluir que a participação no Programa possibilita a tomada de consciência das bolsistas acerca de suas responsabilidades enquanto educadoras e pesquisadoras a partir do conhecimento da dinâmica da escola, fortalecendo também, o compromisso com a melhoria da escola pública integrando os componentes curriculares, de docentes e discentes do IFRR e outras instituições. Desse modo, enfatizamos a importância do PIBID na formação do futuro docente, pois proporciona ao mesmo maturidade e segurança quanto à sua prática desde a academia, relacionando-a com a teoria.