REFLEXÕES ACERCA DA AUSÊNCIA DA CLAREZA QUANTO À INTENCIONALIDADE DO TRABALHO EDUCATIVO NO ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA
Resumo
O relato de experiência aqui proposto, foi conduzido na perspectiva da pedagogia histórico crítica, e se concretizou por meio de pesquisa na disciplina de PCCI (Prática como Componente Curricular I) no Curso de Licenciatura em Letras Espanhol do Instituto Federal de Roraima, a pesquisa foi desenvolvida em uma escola pública da rede Estadual de Ensino de Boa Vista/RR. A justificativa para a realização deste trabalho repousa na necessidade do acadêmico de Língua Espanhola em processo de formação docente, adentrar no contexto escolar (co) relacionando os pressupostos da pedagogia histórico crítica estudada em sala de aula com a realidade da atuação docente da escola pública na conjuntura da sala de aula. A presente proposta pretende analisar a atuação da prática docente no contexto escolar em uma perspectiva da pedagogia histórico crítica. Assim, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e de campo com referencial teórico balizado na pedagogia histórico crítica, com as contribuições teóricas de Saviani que discute temas no âmbito da pedagogia histórico crítica e propõem conceitos pertinentes ao objeto de estudo. As técnicas utilizadas na pesquisa foram entrevistas semiestruturadas e a observação da pratica docente, para uma melhor qualidade da pesquisa. As análises evidenciam que o docente objeto da pesquisa, não planeja sua atuação em sala de aula de acordo com os pressupostos da pedagogia histórico crítica ou com alguma teoria que esteie sua prática, o docente da Língua espanhola pesquisado se demonstrava alienado em sala de aula, o que causou desinteresse e ociosidade dos alunos em sua aula. Percebe-se que são inúmeras as qualidades exigidas do professor de Língua Espanhola, porém é visível a desmotivação do docente uma vez que a disciplina não é reprovativa, e pouco valorizada no contexto escolar. Nesse sentido, é intuído que o professor no desenvolvimento de sua prática pedagógica precisa se apoderar das teorias que norteiam as práticas pedagógicas. Desse modo, o estudo não se esgota com essa pesquisa, principalmente no que diz respeito ao empoderamento do professor nos conhecimentos da pedagogia histórico crítica e seu desenvolvimento nos conteúdos e sua contextualização com a realidade social dos alunos. Esta pesquisa teve fundamental contribuição e otimização dos conhecimentos teóricos obtidos no Curso de licenciatura em Letras Espanhol, no Instituto Federal de Roraima.