USO DO APLICATIVO FLOW-VPAD COMO RECURSO DIDÁTICO: UM OLHAR DO COORDENADOR PEDAGÓGICO SOBRE OS RESULTADOS DE APRENDIZAGEM

  • Maria Betânia Gomes Grisi Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
  • Everaldo Carvalho Limão Júnior Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)

Resumo

Os Cursos Técnicos Integrados Integrais ao Ensino Médio do IFRR ofertados pelo Campus Boa Vista crescem de maneira significativa, com abrangência considerável no cenário social do Estado de Roraima. Assim, considerando que são ofertados de forma Integrada e Integral, que vários componentes curriculares são executados simultaneamente, o uso de estratégias dinâmicas e diversificadas se faz necessário para o alcance dos objetivos propostos. Tendo como referencia as ideias de Pereira(2000), observa-se que numa época em que os adolescentes são nativos digitais, a incorporação de tecnologia na educação traz uma série de benefícios que ajudam a melhorar a eficiência na sala de aula. Com base nesses pressupostos, tem-se como objetivo promover a reflexão acerca da utilização do Aplicativo FLOW-VPAD como recurso didático na sala de aula de turmas do Ensino Médio Integrado Integral, do IFRR e os impactos em sala de aula. O Aplicativo FLOW-VPAD se caracteriza como uma ferramenta que possibilita ao professor a obtenção de dados junto aos alunos, sobre a efetiva aprendizagem dos conteúdos. Este estudo se justifica por se compreender que a utilização em sala de aula, das múltiplas ferramentas tecnólogicas permitem realizar inúmeras tarefas. Contudo, faz-se necessário verificar até que ponto, contribuem para a efetivação das aprendizagens. A ação esteve pautada no acompanhamento intensivo por parte da equipe pedagógica, junto aos diferentes sujeitos envolvidos nesse processo, nos momentos denominados de Escutas Qualificadas. Metodologicamente a ação esteve pautada na Pesquisa Explicativa , tendo em vista que “ por meio dessa prática é possível ampliar estruturar e definir modelos teóricos, relacionar hipóteses em uma visão mais unitária do universo ou âmbito produtivo em geral e gerar hipóteses ou ideias por força de dedução lógica” (LAKATOS e MARCONI, 2010, p.169). Ainda na abordagem Qualitativa, por esta “ se preocupar com aspectos da realidade que não podem ser quantificados, centrando-se na compreensão e explicação da dinâmica das relações sociais" (GERHART e SILVEIRA, 2009, p. 32). Para o levantamento dos dados foram definidos momentos de observação em sala de aula e ainda a aplicação de um questionário. A ação foi realizada ao longo do primeiro semestre de 2017. Com base nos resultados obtidos, destaca-se que a utilização do referido aplicativo como recurso Didático inicialmente dificultou muito o processo em sala de pois, sua execução, exige uma postura mais autônoma por parte do aluno na construção de sua aprendizagem. Nesse sentido, considera-se que o uso pedagógico do Aplicativo FLOW-VPAD desafia professor, alunos e equipe pedagógica a atuar numa realidade social cada vez mais real, que entre os objetivos centrais do acompanhamento pedagógicos estão o de promover a autonomia progressiva do professor e do aluno, que durante o processo de acompanhamento, o coordenador pedagógico, o professor e os alunos interagem na prática pedagógica e geram espaços para processos de diálogo possibilitando a posição de participantes na construção de seus próprios conhecimentos.

Publicado
2017-12-21