IF KARRT – VI COMPETIÇÃO DE CARRINHOS MECATRÔNICOS
Resumo
Este projeto confirma uma premissa de que é necessário correlacionar teoria e prática como forma de assegurar a qualidade do processo ensino-aprendizagem e da formação profissional para uma prática pedagógica inovadora, promover a motivação do aluno em participar do processo, no qual é o agente principal em sintonia com a interdisciplinaridade nesta ação. O objetivo do presente projeto é consolidar a conscientização e reutilização de materiais que seriam descartados ao meio-ambiente para transformá-los em tecnologias sociais, assim como integrar os alunos que estão cursando as disciplinas propedêuticas com as técnicas, auxiliando-os quanto ao desenvolvimento das habilidades e competências que lhes serão necessárias na vida acadêmica e profissional. Para participar da VI Competição é necessário preencher um formulário online, disponibilizado por três meses, com no máximo três integrantes, direcionado a alunos dos cursos técnicos em Eletrônica, Eletrotécnica e Informática das modalidades Integrado Integral, Subsequente e PROEJA de qualquer escola (Municipal, Estadual, Federal e Particular) do Brasil, assim como à comunidade em geral. As modalidades do IF kaRRt foram distribuídas quase uniformemente no ano de 2017: Design Sustentável 19% (34 equipes), Corrida Tradicional 25% (45 equipes), Corrida Maluca 21% (39 equipes), Corrida Maluca-Inversa 17% (31 equipes) e Sumô 4x4 18% (33 equipes). E Houve uma participação significativa de outras Instituições de Ensino participantes como: IFRR (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima) 64%, Escola Estadual Professor Maria das Dores Brasil 12% (18 alunos), UFRR (Universidade Federal de Roraima) 7% (10 alunos); CCTI (Centro de Ciência, Tecnologia e Inovação) 6% (9 alunos), Profissional 2% (3 profissionais), IFB (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília) 2% (3 alunos), Colégio Claretiano 2% (3 alunos), SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) 2% (3 alunos), PatrulhaEUREKA.org. 2% (3 alunos), Objetivo Macunaima 1% (1 aluno), Maria dos Prazeres Mota 1% (1 aluno), e Escola Estadual Luiz Ribeiro de Lima 1% (1 aluno). As turmas 13411, 13421 e 13441 demonstraram em peso seus carrinhos mecatrônicos no IF Comunidade 2017 assim como se inscrever, explicação das regras e o público alvo; Em relação à disciplina de Eletrônica Digital ministrada na turma 13421 percebe-se claramente a aplicação dos conteúdos durante o desenvolvimento dos carrinhos mecatrônicos.