PROJETO GIRASSOL: UMA EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR NO ENSINO DA LÍNGUA ESPANHOLA
Resumo
Este trabalho teve como título: Projeto Girassol: uma experiência interdisciplinar no ensino da língua espanhola, com o propósito geral analisar como a língua espanhola inserida em um projeto interdisciplinar contribui para o interesse e consequente aprendizagem do aluno na referida disciplina; junto aos específicos que são: Identificar as estratégias utilizadas nos 6º anos na disciplina de Língua Espanho Identificar as estratégias utilizadas nos 6º anos na disciplina de Língua EspanhoIdentificar as estratégias utilizadas nos 6º anos na disciplina de Língua EspanhoIdentificar as estratégias utilizadas nos 6º anos na disciplina de Língua Espanho Identificar as estratégias utilizadas nos 6º anos na disciplina de Língua EspanhoIdentificar as estratégias utilizadas nos 6º anos na disciplina de Língua Espanho Identificar as estratégias utilizadas nos 6º anos na disciplina de Língua EspanhoIdentificar as estratégias utilizadas nos 6º anos na disciplina de Língua EspanhoIdentificar as estratégias utilizadas nos 6º anos na disciplina de Língua EspanhoIdentificar as estratégias utilizadas nos 6º anos na disciplina de Língua EspanhoIdentificar as estratégias utilizadas nos 6º anos na disciplina de Língua EspanhoIdentificar as estratégias utilizadas nos 6º anos na disciplina de Língua Espanho Identificar as estratégias utilizadas nos 6º anos na disciplina de Língua EspanhoIdentificar as estratégias utilizadas nos 6º anos na disciplina de Língua EspanhoIdentificar as estratégias utilizadas nos 6º anos na disciplina de Língua EspanhoIdentificar as estratégias utilizadas nos 6º anos na disciplina de Língua EspanhoIdentificar as estratégias utilizadas nos 6º anos na disciplina de Língua Espanho Identificar as estratégias utilizadas nos 6º anos na disciplina de Língua EspanhoIdentificar as estratégias utilizadas nos 6º anos na disciplina de Língua Espanho Identificar as estratégias utilizadas nos 6º anos na disciplina de Língua EspanhoIdentificar as estratégias utilizadas nos 6º anos na disciplina de Língua EspanhoIdentificar as estratégias utilizadas nos 6º anos na disciplina de Língua EspanhoIdentificar as estratégias utilizadas nos 6º anos na disciplina de Língua EspanhoIdentificar as estratégias utilizadas nos 6º anos na disciplina de Língua Espanho Identificar as estratégias utilizadas nos 6º anos na disciplina de Língua EspanhoIdentificar as estratégias utilizadas nos 6º anos na disciplina de Língua EspanhoIdentificar as estratégias utilizadas nos 6º anos na disciplina de Língua EspanhoIdentificar as estratégias utilizadas nos 6º anos na disciplina de Língua Espanho Identificar as estratégias utilizadas nos 6º anos na disciplina de Língua EspanhoIdentificar as estratégias utilizadas nos 6º anos na disciplina de Língua EspanhoIdentificar as estratégias utilizadas nos 6º anos na disciplina de Língua EspanhoIdentificar as estratégias utilizadas nos 6º anos na disciplina de Língua EspanhoIdentificar as estratégias utilizadas nos 6º anos na disciplina de Língua EspanhoIdentificar as estratégias utilizadas nos 6º anos na disciplina de Língua Espanho Identificar as estratégias utilizadas nos 6º anos na disciplina de Língua EspanhoIdentificar as estratégias utilizadas nos 6º anos na disciplina de Língua EspanhoIdentificar as estratégias utilizadas nos 6º anos na disciplina de Língua Espanho Identificar as estratégias utilizadas nos 6º anos na disciplina de Língua Espanho Identificar as estratégias utilizadas nos 6º anos na disciplina de Língua EspanhoIdentificar as estratégias utilizadas nos 6º anos na disciplina de Língua Espanho Identificar as estratégias utilizadas nos 6º anos na disciplina de Língua EspanhoIdentificar as estratégias utilizadas nos 6º anos na disciplina de Língua EspanhoIdentificar as estratégias utilizadas nos 6º anos na disciplina de Língua EspanhoIdentificar as estratégias utilizadas nos 6º anos na disciplina de Língua EspanhoIdentificar as estratégias utilizadas nos 6º anos na disciplina de Língua EspanhoIdentificar as estratégias utilizadas nos 6º anos na disciplina de Língua EspanhoIdentificar as estratégias utilizadas nos 6º anos na disciplina de Língua EspanhoIdentificar as estratégias utilizadas nos 6º anos na disciplina de Língua EspanhoIdentificar as estratégias utilizadas nos 6º anos na disciplina de Língua EspanhoIdentificar as estratégias utilizadas nos 6º anos na disciplina de Língua EspanhoIdentificar as estratégias utilizadas nos 6º anos na disciplina de Língua EspanhoIdentificar as estratégias utilizadas nos 6º anos na disciplina de Língua EspanhoIdentificar as estratégias utilizadas nos 6º anos na disciplina de Língua EspanhoIdentificar as estratégias utilizadas nos 6º anos na disciplina de Língua EspanhoIdentificar as estratégias utilizadas nos 6º anos na disciplina de Língua Espanho Identificar as estratégias utilizadas nos 6º anos na disciplina de Língua EspanhoIdentificar as estratégias utilizadas nos 6º anos na disciplina de Língua EspanhoIdentificar as estratégias utilizadas nos 6º anos na disciplina de Língua EspanhoIdentificar as estratégias utilizadas nos 6º anos na disciplina de Língua Espanhola de conformidade com as demais conformidade com as demais conformidade com as demais conformidade com as demais conformidade com as demais conformidade com as demais conformidade com as demais conformidade com as demais conformidade com as demais conformidade com as demais conformidade com as demais conformidade com as demais conformidade com as demais conformidade com as demais conformidade com as demais conformidade com as demais conformidade com as demais conformidade com as demais conformidade com as demais conformidade com as demais conformidade com as demais conformidade com as demais disciplinas da Escola Estadual Olavo Brasil Filhodisciplinas da Escola Estadual Olavo Brasil Filho disciplinas da Escola Estadual Olavo Brasil Filhodisciplinas da Escola Estadual Olavo Brasil Filho disciplinas da Escola Estadual Olavo Brasil Filhodisciplinas da Escola Estadual Olavo Brasil Filhodisciplinas da Escola Estadual Olavo Brasil Filho disciplinas da Escola Estadual Olavo Brasil Filhodisciplinas da Escola Estadual Olavo Brasil Filhodisciplinas da Escola Estadual Olavo Brasil Filhodisciplinas da Escola Estadual Olavo Brasil Filhodisciplinas da Escola Estadual Olavo Brasil Filho disciplinas da Escola Estadual Olavo Brasil Filho disciplinas da Escola Estadual Olavo Brasil Filhodisciplinas da Escola Estadual Olavo Brasil Filho disciplinas da Escola Estadual Olavo Brasil Filhodisciplinas da Escola Estadual Olavo Brasil Filhodisciplinas da Escola Estadual Olavo Brasil Filhodisciplinas da Escola Estadual Olavo Brasil Filho disciplinas da Escola Estadual Olavo Brasil Filho disciplinas da Escola Estadual Olavo Brasil Filhodisciplinas da Escola Estadual Olavo Brasil Filhodisciplinas da Escola Estadual Olavo Brasil Filhodisciplinas da Escola Estadual Olavo Brasil Filhodisciplinas da Escola Estadual Olavo Brasil Filho disciplinas da Escola Estadual Olavo Brasil Filho disciplinas da Escola Estadual Olavo Brasil Filhodisciplinas da Escola Estadual Olavo Brasil Filho; Verificar Verificar Verificar Verificar Verificar na EscEsc ola Olavo Brasil Filho, maiola Olavo Brasil Filho, mai ola Olavo Brasil Filho, mai ola Olavo Brasil Filho, maiola Olavo Brasil Filho, maiola Olavo Brasil Filho, maiola Olavo Brasil Filho, maiola Olavo Brasil Filho, mai ola Olavo Brasil Filho, mai ola Olavo Brasil Filho, maiola Olavo Brasil Filho, maiola Olavo Brasil Filho, mai ola Olavo Brasil Filho, maiola Olavo Brasil Filho, maiola Olavo Brasil Filho, mais necess necess necess necess neces s necessariamente ariamente ariamente ariamente ariamente ariamente ariamente ariamente nos 6º aos 6º aos 6º aos 6º aos 6º aos 6º aos 6º anos, nos, nos, como a língua espanhola inserida em um projeto interdisciplinar contribui para o interesse e consequente aprendizagem do aluno na referida disciplina; Descr Descr eveeveever de que r de que r de que r de que r de que r de que r de que r de que manemanemanemaneira ira ira a la l íngua espangua espangua espangua espangua espa ngua espa ngua espanhola nhola nhola nhola no traba trabalh o interdisciplinar coopera coo interdisciplinar coopera co o interdisciplinar coopera coo interdisciplinar coopera coo interdisciplinar coopera coo interdisciplinar coopera coo interdisciplinar coopera co o interdisciplinar coopera coo interdisciplinar coopera co o interdisciplinar coopera coo interdisciplinar coopera coo interdisciplinar coopera co o interdisciplinar coopera coo interdisciplinar coopera coo interdisciplinar coopera co m a relaçãom a relação m a relação m a relação m a relação aluno, aluno, aluno, aluno, aluno, docente, contedocente, contedocente, conte docente, contedocente, conte docente, conte docente, contedocente, contedocente, contedocente, contedocente, conteúdo eúdo eúdo eúdo eúdo e cotidianocotidianocotidiano cotidiano cotidiano do discentedo discentedo discentedo discentedo discente do discente . Uma vez que o idioma em destaque não estava tendo relevância como as demais disciplinas, por isso utilizei em minha pesquisa autores que sustentam a interdisciplinaridade na vida do homem, como Fazenda, Klein, Nogueira entre outros. A metodologia utilizada foi de cunho qualitativo com aspectos investigativos, com técnicas e procedimentos para alcançar o objetivo de realizar uma análise de como a língua espanhola inserida em um projeto interdisciplinar contribui para o interesse e consequente aprendizagem do aluno na referida disciplina. Para tanto, apresentei em quatro tópicos, a principio sobre a caracterização da pesquisa; depois discorri sobre o espaço investigado; foi também exposto sobre o sujeito da investigação; por fim, foi demonstrado como se deu a construção do corpus desta pesquisa. Diante dos resultados obtidos esse eixo integrador é de fundamental importância para o homem, uma vez que seja compreendido não somente como a simples definição de disciplinas correlacionada, como a integração entre o cotidiano do aluno, seus conhecimentos prévios e as disciplinas neste caso a língua espanhola. Nessa investigação, foi firmado analisar como a língua espanhola inserida em um projeto interdisciplinar contribui para o interesse e consequente aprendizagem do aluno na referida disciplina, e o que se percebeu é que o ensino ocorre de maneira facilitadora, fato que favorece ao interesse e aprendizagem do discente tanto nessa como em outras disciplinas do currículo escolar, rompendo paradigmas de conceitos e aprendizagem fragmentada e descontextualizada.