REFORÇO ESCOLAR E GRUPO DE ESTUDOS PARA ALUNOS DO MODULO II DO CAMPUS NOVO PARAÍSO
Resumo
Este projeto tem por finalidade melhorar o rendimento escolar, por meio do incentivo ao hábito de estudar em horários alternativos às aulas convencionais, entre os alunos do Módulo II, dos cursos técnicos de Agropecuária e Agroindústria integrados ao Ensino Médio do Campus Novo Paraíso, por meio de metodologias diferenciadas. Para tanto, foram formados três grupos de estudos voltados aos componentes Português, Matemática e Física, mas que também integraram componentes variados da Base Nacional Comum como Educação Física, Artes e Filosofia. Buscou-se ainda integrar aos grupos de estudos os alunos monitores desses componentes. Com esta iniciativa, procurou-se incentivar a integração entre os docentes de diferentes componentes, organizados por área de conhecimento, e também a autonomia dos estudantes em relação a criação e desenvolvimento do hábito de estudo utilizando-se do apoio mútuo, da linguagem juvenil e dos monitores. Neste sentido, espera-se que esses estudantes acessem à escola, mas não desperdicem tempo com dependências, não abandonem a escola precocemente e, ao final de tudo, aprendam (IDEB, 2016). O projeto teve início de fato com o levantamento da demanda de alunos em relação aos componentes e conteúdos em que sentem maior dificuldade de aprendizagem e compreensão e as formas pelas quais gostariam de aprender os conteúdos, assim como os interessados em integrar os grupos. O levantamento se deu nas três turmas do Módulo II e 85 discentes participaram da enquete e a maioria sinalizou que Física era o componente curricular em que tinham maior dificuldade. A partir do resultado da enquete os docentes envolvidos no projeto reuniram-se em três encontros para traçar a estratégia de desenvolvimento da metodologia diferenciada para cada componente, bem como para organizar os cronogramas de atividade de cada grupo de estudos, uma vez que o desenrolar dos encontros envolveria os professores dos componentes e seus respectivos monitores e que cada metodologia escolhida resultará em um produto diferente para compor material de estudo para os alunos do Módulo II, assim como de outros módulos. A saber, estão previstos como resultado dos encontros do grupo de estudo de Português a produção de Livretos a partir do filme Star Wars. Nesses Livretos serão trabalhadas leitura, interpretação e produção textual de forma a integrar o conhecimento de outras áreas do conhecimento como Filosofia e Física. Já o grupo de estudo de Matemática, terá como produto de seus encontros jogos utilizando conteúdos da Matemática de forma integrada com o Português e com a Física. E o grupo de estudo de Física, terá como produto vídeo aula interativas, no qual serão associados os conteúdos da Física com o desenvolvimento de esportes. Nesse sentido os alunos colocarão em prática os fundamentos da Física de forma a integrar o Português e a Matemática.