A SAÚDE E SEGURANÇA DOS DOCENTES

  • Tatiana Pereira Sodré Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)

Resumo

Frente a possibilidade do fracasso do acúmulo capitalista, a preocupação com a saúde e segurança do trabalhador iniciou-se na Revolução Industrial ocorrida no século XIX na Inglaterra, uma vez que o trabalho pode apresentar-se como um dos determinantes da saúde ou do adoecimento profissional de acordo com o ambiente inserido. No Brasil, esse processo se dá tardiamente com o movimento de Reforma Sanitária na década de 70. Para a categoria profissional da docência esta realidade se configura semelhante, por meio do contexto de desvalorização salarial e da imagem profissional revelado em condições precárias e sobrecarga de trabalho. Desde o ano de 1983, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) considera os professores como a segunda categoria profissional mundialmente a ser mais acometida por doenças do trabalho, como por exemplo, LER/DORT, Síndrome de Burnout, Depressão e Disfonia. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é analisar, com base em revisão de literatura, os fatores de adoecimento da prática docente, assim como os principais riscos, doenças, acidentes e a legislação atual, que garante a saúde e segurança do docente. Ressalta-se que este estudo é parte do projeto de pesquisa em andamento do Curso de Mestrado em Educação Agrícola da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima, cujo título é A Saúde e Segurança dos Docentes da Área Técnica dos Campi Agrícolas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima. Na apresentação oral, serão utilizadas as referências empregadas para a elaboração deste projeto, no qual a escolha dos autores ocorreu de forma seletiva tendo como descritor o objeto examinado – Docente e Saúde do Trabalhador. Espera-se com este estudo subsidiar a discussão e disseminação da temática tratada, para contribuir para ações de prevenção a doenças relacionadas à prática profissional da docência.

Publicado
2016-12-16