EDUCAÇÃO INDIGENA: UM OLHAR EDUCACIONAL

  • Francisca Silva e Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
  • Fredson da Costa Ribeiro Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)

Resumo

O presente trabalho se propõe a fazer uma análise a respeito da educação indígena, tendo como foco o contexto em que se encontra este seguimento educacional. O que se pretende aqui é fazer uma análise crítica da atual educação indígena, levando em consideração o currículo escolar dessa comunidade. Assegurar a esse povo estas possibilidades vem sendo algo desafiador para todos os colaboradores em educação. Percebe-se a partir da pesquisa bibliográfica Grupioni (2008) e Sacristán (2000) que os educandos indígenas passam por toda caminhada escolar sem o devido interesse em aprender, não desenvolvendo as habilidades essenciais nas etapas educacionais, pois as comunidades não vêm oferecendo ferramentas que possibilitem uma educação de qualidade. Desde o início dos tempos, estudiosos em educação debatem a educação indígena, buscando uma maneira de contribuir e/ou criticar sua importância mais não possibilitam um currículo flexível para esse povo. Basicamente todos têm a mesma opinião a respeito da importância da educação indígena. Segundo estudiosos, a prática de uma educação de qualidade estimula o interesse e facilita a construção do conhecimento de toda comunidade, fazendo com que a mesma tenha prazer e vontade de aprender, desenvolvendo o espaço em que esta inserida. Neste sentido, finaliza-se este trabalho, em defesa de uma prática educacional indígena mais justa, em prol de um ensino significativo, uma vez que cada comunidade tem suas diferenças que devem ser respeitadas através de um currículo que proporcione essas possibilidades.

Publicado
2016-12-16