JOGOS MATEMÁTICOS: O SABER DIFERENCIADO
Resumo
Matemática é considerada uma disciplina essencial na vida do ser humano. E o processo de ensino-aprendizagem ocorre de maneira gradual, essas características são capazes de formar um conceito que a matemática é uma disciplina difícil e complicada levando os alunos ao desestímulo prejudicando o desenvolvimento dos conceitos matemáticos. Para Piaget (1976) a Matemática ensinada somente através de fórmulas, exercícios repetitivos e conceitos limitados, impossibilita o aprendizado, gerando alunos passivos, desinteressados e com falta de criatividade. Para amenizar essa desmotivação vários pesquisadores propõem discursões sobre práticas diferenciadas no ensino da matemática, com o objetivo de diminuir a evasão nas aulas, e mostrar que a presença dela é constante em sua realidade, sendo possível aprendê-la, e torna-la uma poderosa ferramenta em sua vida. Essa oficina visa a desenvolver o intercâmbio sociocultural dos Acadêmicos de licenciaturas do IFRR e demais participantes, exaltando a prática lúdica Matemática como um dos fatores que contribui para a formação acadêmica destes discentes, e oportunizar aos envolvidos alternativas metodologias capazes de instrumentar a construção de conceitos matemáticos. De acordo com Lara (2011), o jogo passa a ser visto como um agente cognitivo que auxilia o aluno a agir livremente sobre suas ações e decisões, fazendo com que ele desenvolva, além do conhecimento matemático, também a linguagem. Os jogos de Matemática além de ser uma importante metodologia de ensino, oportuniza uma temática diferenciada em sala de aula. Nesta oficina vamos utilizar jogos para um melhor entendimento de conceitos matemáticos. Através de jogos criados e adaptados, trabalharemos com os participantes conteúdos matemáticos tais como: matrizes, regras de sinais, operações com números inteiros e análise combinatória. Espera-se promover interação entre os acadêmicos de licenciaturas do IFRR e demais participantes, melhorando ou despertando interesse destes por novas alternativas de metodologia de ensino.