LET’S UNDERSTAND IT!

  • Kelly da Silva Costa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
  • Celso de Souza Felício Júnior Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
  • João Pedro Pimentel Biase Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)

Resumo

O projeto Let’s Understand It!, tem o objetivo de auxiliar os estudantes do primeiro e segundo ano do ensino médio do IFRR/CBVC que têm dificuldades em inglês por meio de aulas de reforço e atividades lúdicas inovadoras a obterem a melhoria no quadro geral de notas da disciplina Língua Inglesa, resultando a não reprovação na mesma. As aulas são realizadas no período da tarde, após as 15h30min, que é o horário que são liberados para casa. Durante as aulas, os alunos são apresentados a diversas formas de se aprender um novo idioma, tanto pelo método de repetição de palavras escritas quanto a repetição oral delas, além de testarem sua capacidade de entender palavras em inglês completando letras de música em graus de dificuldade diferentes. Dessa forma, eles exercem a capacidade de escrever as palavras estrangeiras da forma certa. As atividades que são passadas dão oportunidade de adquirirem a habilidade de ler textos em inglês, dessa forma, eles treinam tanto a pronúncia como aprendem novas palavras para seu vocabulário do dia a dia ou para seu curso técnico. As atividades de pronúncia são bem interativas, pois os estudantes aprendem a forma como cada palavra é falada em diferentes contextos da língua, e os mesmos as repetem palavras até conseguirem chegar a pronuncia correta. Trabalhar um desses aspectos da língua causa grandes efeitos nos outros aspectos, pois segundo o Professor Valnir Chagas (1957:420)...”os quatro aspectos instrumentais do ensino dos idiomas (ouvir, falar, ler e escrever) têm uma interdependência tão íntima que nenhum deles poderá ser atingido isoladamente, sem que se dê justo relevo aos demais.”

Publicado
2016-12-16