UTILIZAÇÃO DAS MÍDIAS SOCIAIS COMO RECURSO DIDÁTICO

  • João Pedro Baraúna da Silva Miranda Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
  • Gildo Sousa dos Santos Junior Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)

Resumo

A presente proposta de oficina se baseia na grande expansão das redes sociais, sua utilização tornou-se cada vez mais imprescindível no meio acadêmico, principalmente aos futuros graduandos, que almejam um dia estar em sala de aula, fazendo acontecer à arte de ser um “Professor”. O dinamismo, a interação, das redes sociais torna a comunicação professor-aluno sem barreiras. Assim, temos por objetivo apresentar aos educadores as possibilidades de uso das diversas mídias sociais enquanto ferramenta pedagógica, visando tornar o processo de ensino e aprendizagem mais atrativo aos estudantes. Este objetivo parte da constatação que a juventude está a cada dia mais conectada, através das mídias sociais diversas. Assim, compreendemos que, conforme Lima (2011), a rede social é uma estrutura social composta por pessoas ou organizações, conectadas por um ou vários tipos de relações, que partilham valores e objetivos comuns. Uma das características fundamentais na definição das redes é a sua abertura, possibilitando relacionamentos mais próximos entre os participantes. Na educação, a utilização de tecnologias digitais pode promover a democratização do ensino e a propagação do conhecimento, além de conferir interatividade e flexibilidade no ritmo de estudo. Desse modo, as redes sociais têm ampliado as possibilidades de inovação e aprendizado através do seu poder de compartilhamento. Durante a oficina, os participantes serão orientados a utilizar todas as ferramentas nas quais frequentemente os usuários não tem conhecimento de que poderia está utilizando como recurso didático; Tais ferramentas como Facebook, twitter, youtube, google e etc, são um modo de tornar atrativo e interessante aulas sobre conteúdos diversos, desde explicar uma formula matemática até chat ao vivo, sem ter a necessidade uma plataforma robusta, tal como o AVA/Moodle. Cada participante será avalizado conforme a sua participação, desde questionamento até a prática do conteúdo exposto. A estrutura que deverá ser utilizada para esta oficina, será um laboratório de informática disponível, que esteja devidamente conectado a internet, o número máximo de participantes para a oficina é de 15 pessoas. Para essa proposta de trabalho utilizamos como referência teórica os entendimentos de Luiz Lima.

Publicado
2016-12-16