A MÚSICA E A DANÇA COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DO ESPANHOL: MOTIVAÇÃO E APRENDIZAGEM PARA OS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO

  • Diego Alonso Caja Canales Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
  • Joseane de Souza Cortez Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)

Resumo

Com tantas tecnologias e metodologias novas a nosso dispor, precisamos desenvolver atividades que possibilitem entender o seu funcionamento e reconhecer o seu potencial nas mais diversas áreas. Em razão disso, é fundamental explorar suas vantagens, sobretudo em proporcionar ao aluno experiências de autodescoberta como a musica e a dança em prol do desenvolvimento do raciocínio lógico e da liberação da criatividade, muitas vezes reprimida. Dessa forma, estimular processos criativos na aprendizagem através das tecnologias e metodologias disponíveis na escola é urgente e desafiador, especialmente a partir do reconhecimento de que a musica e a dança e aprendizagem se fazem presentes, constantemente, na vida humana, e sua imbricação pode ser fator determinante para o desenvolvimento dos indivíduos. O presente trabalho tem como objetivo fazer o levantamento da contribuição e aceitação da musica e a dança para os estudantes do ensino médio do Instituto Federal Campus Boa Vista-Roraima. Trata-se de uma pesquisa aplicada, com caráter qualitativo, referenciada por subsídios teóricos da pesquisa bibliográfica e documental além da promoção de uma ação pratica que servirá de coleta de dados. Nesta ação haverá resultados em diário de pesquisa. A boa aceitação em relação a musica e dança, foi verificada a aceitabilidade dessa ferramenta em sala de aula em outros estados. Com isso sabe-se da grande importância que têm novas ferramentas em salas de aula a fim de melhorar os interesses dos estudantes nos assuntos de Licenciatura Letras Espanhol visto em sala de aula.

Publicado
2016-12-16