CURSOS TÉCNICOS EM COMÉRCIO E SERVIÇOS PÚBLICOS: ANÁLISE DAS PERSPECTIVAS DOS ALUNOS INGRESSANTES NOS CURSOS INTEGRADOS DO CAMPUS BOA VISTA ZONA OESTE (CBVZO)

  • Líbia Luiza Galvão Lima
  • Yasmim Braga Pacheco
  • Kaylen Klyttssan Oliveira Gomes
  • Sandra Grütz Macher
  • Hudson Do Vale De Oliveira

Resumo

Iniciar uma nova etapa no processo educacional é sempre um desafio. Para jovens, esse desafio é ainda maior, tendo em vista os vários fatores que estão relacionados nesta fase da vida. Neste ano, o Campus Boa Vista Zona Oeste recebeu os seus primeiros alunos nos cursos técnicos integrados ao ensino médio. Portanto, tem o desafio de “guiar” estes jovens, ansiosos pelas novidades e demandas que os esperam, por caminhos de aprendizados e experiências que os farão, além de técnicos em Comércio e em Serviços Públicos (em razão dos cursos oferecidos), jovens capazes de “enfrentar” o mundo, verdadeiros cidadãos. Objetivou-se, com a presente pesquisa, analisar as perspectivas dos alunos ingressantes nos cursos integrados do Campus Boa Vista Zona Oeste (CBVZO). A pesquisa pode ser considerada exploratória e descritiva (quando se refere aos objetivos) e quantitativa (no que se refere à sua abordagem). Para a coleta dos dados, utilizou-se um questionário elaborado com perguntas abertas e fechadas, com foco nestas últimas, em função da natureza quantitativa. Os dados coletados foram analisados considerando estatística descritiva. Verificou-se que muitos dos ingressantes não tinham interesse, mas, por terem sido aprovados no processo seletivo, incentivados pelos familiares, acabaram por iniciá-lo. Apesar desse desinteresse inicial, os ingressantes destacaram que estão gostando do curso, em alguns relatos, porém destacaram o fato de as condições ainda não serem as mais adequadas, tendo em vista que o Campus está em processo de construção (parte física). A partir do desenvolvimento desta pesquisa, foi possível realizar um mapeamento do perfil dos discentes do CBVZO ingressantes nas turmas dos cursos técnicos integrados ao ensino médio, assim como obter informações importantes, as quais podem contribuir para fortalecer o trabalho desenvolvido pela instituição, por meio da melhoria das ações, se for caso.

Publicado
2016-12-16