GINCANA INTERDISCIPLINAR: UM NOVO OLHAR PARA O ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA

  • Adriana Alves da Silva
  • Carla Caroline Pantoja Corrêa
  • Hartenia Farias dos Reis Pequeno
  • Marilda Vinhote Bentes

Resumo

Este trabalho é fruto do programa Projeto de Práticas Pedagógicas Inovadoras - INOVA/IFRR, a partir do projeto Gincana interdisciplinar: um novo olhar para o ensino de língua espanhola, com o objetivo de desenvolver atividades acadêmica-científico-cultural, a partir do processo de ensino-aprendizagem da língua espanhola. Assim, todo o processo desenvolvido proporcionou uma integração entre distintas áreas do conhecimento, elencando habilidades propostas pelos componentes: Língua Espanhola V, metodologia do ensino ELE, linguística V: sociolinguística, contribuindo para o fazer pedagógico e a autonomia do acadêmico. O projeto foi desenvolvido a partir de uma abordagem qualitativa, em uma ação interdisciplinar, intercultural e interacional entre todos os Módulos do curso em questão. Para tanto, realizou-se quatro etapas, a priori fez-se um estudo bibliográfico, a partir da funcionalidade da língua abordada pelos Parâmetros Curriculares Nacionais, envolvendo as relações entre cultura e de maneira que forma e função da língua se adequam de acordo com o contexto vivenciado. A segunda etapa correspondeu ao processo de organização de toda dinâmica da gincana que foi desde a produção do edital até às provas para realização da culminância. Fato que trouxe momentos de reflexão, valorização positiva da diversidade e das diferenças com respeito às variadas formas de manifestações social, linguística e cultural para um fazer pedagógico intercultural, interdisciplinar e de aprendizagem significativa, pois todos os participantes se envolveram com produções, sugestões, discussões, dentre outras estratégias desenvolvida pelo projeto. A terceira etapa correspondeu à gincana em si, na qual com a inclusão da ludicidade no Nível Superior, a partir de objetivos reais e que abarcam as habilidades de cada componente curricular de maneira unificada, trazendo um ambiente criativo, divertido e estimulador de construção de novos conhecimentos. A quarta etapa, ainda em andamento, está em um processo de consolidação de tudo que foi realizado durante o semestre 2016.1 e meados de 2016.2, na qual as leituras e discussões são direcionadas a partir da interação que ocorreu entre: os próprios acadêmicos de língua espanhola; os alunos e seus professores; os alunos e os conteúdos elencados nos componentes curriculares, trazendo uma educação para a vida, principalmente como futuro docente.

Publicado
2016-12-16