IDENTIDADE LINGUÍSTICO-CULTURAL: O ENSINO DA LÍNGUA ESPANHOLA EM UM CONTEXTO MULTILÍNGUE PARA OS ALUNOS INDÍGENAS

  • Fernanda Silva e Silva
  • Roseli Bernardo Silva dos Santos

Resumo

O presente trabalho decorre de um estudo desenvolvido através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica (PIBICT) interdisciplinarmente com a disciplina de Estágio Supervisionado II do curso de graduação de Letras Espanhol e Literatura Hispânica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima – IFRR, tendo por base um projeto pesquisa, com o tema Identidade Linguístico-Cultural: O Ensino da Língua Espanhola em um Contexto Multilíngue para os Alunos Indígenas. Dessa forma, o objetivo geral visa analisar o ensino do Espanhol como língua estrangeira em um contexto multilíngue para os alunos indígenas, bem como os objetivos específicos buscam contextualizar os fundamentos teóricos do ensino da língua espanhola para os alunos indígenas; Desenvolver atividades de pesquisa que colaborem para a ampliação da aprendizagem da língua espanhola pelos alunos indígenas em sala de aula. E por fim observar a participação, a interação dos alunos indígenas no processo de aprendizagem a partir do ensino da língua espanhola. Do ponto de vista do método, trata-se de pesquisa-ação, cuja investigação visa a modificação de uma determinada realidade, através da participação direta dos sujeitos envolvidos durante a pesquisa, conferindo ao pesquisador os papéis de pesquisador e de participante. Desse modo, a pesquisa proposta contribui para se ampliar as pesquisas realizadas no campo da educação sobre o tema Identidade Linguístico-Cultural e o Ensino da Língua Espanhola em um Contexto Multilíngue para os Alunos Indígenas.

Publicado
2016-12-16